Jogando com apenas quatro titulares e com Roger e Gilberto na equipe principal pela primeira vez, o Cruzeiro perdeu para o Tupi, neste domingo, em Juiz de Fora, por 3 a 2, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro. Sofrendo com a forte marcação do adversário, o time misto da Raposa, que contou apenas com os titulares Fábio, Jonathan, Gilberto e Roger na equipe que começou jogando, não teve uma noite inspirada.
O Cruzeiro saiu na frente, aos 41 minutos do primeiro tempo, com o atacante Anderson Lessa, mas quatro minutos depois sofreu o empate, em um golaço de Ademilson, que é o artilheiro do Estadual com oito gols. Mesmo com alguns titulares entrando na equipe cruzeirense no segundo tempo, foi o Tupi que chegou ao gol, com o zagueiro Fabrício Soares, logo no começo da etapa final. O meia Gedeon ainda fez mais um, aos 35 minutos. O Cruzeiro descontou nos acréscimos, em chute do meia Pedro Ken.
Foi a segunda derrota do Cruzeiro no estadual, que continua na liderança isolada do Campeonato Mineiro com 18 pontos. O Tupi permanece em quarto, com 15. O próximo compromisso da Raposa é pela Copa Libertadores, contra o Deportivo Itália, na quinta-feira, às 19h45 (de Brasília). Pelo estadual, o Cruzeiro joga o clássico contra o América-MG, no domingo, às 17h, no Mineirão. O Tupi volta a campo no sábado, às 10h, contra o América de Teófilo Otoni, pela nona rodada do Campeonato Mineiro.
O jogo – O primeiro tempo foi bastante disputado, equilibrado, com os dois times marcando muito bem. O time da casa começou melhor, pressionando o Cruzeiro. E a primeira oportunidade do jogo foi do Tupi, aos cinco minutos, com o seu atacante Ademilson, que ficou frente a frente com o goleiro Fábio, que conseguiu fazer a defesa.
A Raposa encontrava muitas dificuldades para sair da forte marcação do Galo Carijó, arriscando suas principais jogadas em chutes de fora área. E a primeira vez que chegou com mais perigo ao gol do Tupi foi assim, aos 15 minutos, quando o meia Roger chutou de longe, mas o goleiro Jeferson defendeu. Depois, aos 24, a Raposa chegou novamente em outro arremate, desta vez com o volante Fabinho. O chute foi forte, mas sem direção.
Depois de tanto tentar, o Cruzeiro conseguiu abrir o placar, com Anderson Lessa, aos 41 minutos da etapa inicial. O atacante recebeu a bola fora da área, girou em cima do zagueiro e chutou forte no canto esquerdo do goleiro do Tupi, fazendo 1 a 0 para o Cruzeiro.
Mas não demorou muito para o Tupi empatar. Já aos 45 minutos do primeiro tempo, o artilheiro do Galo Carijó, Ademilson, chutou forte, no ângulo, do lado esquerdo do campo, surpreendendo o goleiro Fábio, que nem foi para a bola. Com um verdadeiro golaço, o time da casa chegou ao empate.
Tupi surpreende e vira o jogo – O técnico do Cruzeiro, Adilson Batista, fez duas alterações na equipe na volta do intervalo. O meia Bernardo entrou no lugar do atacante Anderson Lessa e o volante Marquinhos Paraná assumiu a vaga do armador Roger.
Entretanto, quem começou melhor o segundo tempo foi o Tupi, que voltou em cima do Cruzeiro. Tanto que virou o jogo logo aos dois minutos da etapa final. O meia Gedeon chutou, a bola bateu na zaga, o lateral Henrique tentou novo arremate, o goleiro Fábio espalmou errado e a bola sobrou para o zagueiro Fabrício Soares, que chutou para fazer 2 a 1 para o Tupi.
O Cruzeiro começou a pressionar, indo em busca do gol de empate. Mas o Galo Carijó não dava espaço para a equipe celeste, que chegava apenas em chutes de longas distâncias. E foi assim que chegou com Bernardo, aos seis minutos, e com Marquinhos Paraná, aos 11.
Mas o Tupi não se encolhia em seu campo defensivo e saia em perigosos contra-ataques. E em uma outra rápida jogada pelo meio campo, o Galo Carijó fez mais um, com o meia Gedeon, que foi lançado na grande área e tocou com categoria, na saída do goleiro Fábio.
Já nos acréscimos do segundo tempo, o Cruzeiro diminuiu com Pedro Ken, aos 47 minutos. Mas ficou assim: Tupi 3 x 2 Cruzeiro.
Outros jogos do domingo
América de Teófilo Otoni 2 x 0 Uberlândia
Caldense 4 x 0 Villa Nova