Embalado, com nove vitórias seguidas (dez na temporada), e líder absoluto do Campeonato Paulista, com 31 pontos ganhos, o Santos tem mais um importante desafio pela frente. Desta vez, contra a Portuguesa, que ocupa a sétima posição no Estadual, com 18 pontos e espera encerrar a série vitoriosa do Peixe, neste domingo, às 17 horas (horário de Brasília), no Canindé, para se manter vivo na briga por uma vaga nas semifinais do Paulistão.
A Lusa, que derrotou o Rio Claro, na última rodada, está a apenas três pontos do G-4 do torneio. Por conta disso, o técnico Vagner Benazzi, que irá contar com o retorno do volante Acleisson a equipe, após cumprir suspensão automática – por sua expulsão contra o Santo André -, sabe da importância que este confronto tem para as pretensões dos rubro-verdes na competição.
Se os rubro-verdes sonham com a classificação, no Santos, onze pontos a frente do primeiro clube fora do G-4 (São Caetano, com 20 pontos), a ordem é continuar com a série vitoriosa do time, que já está em nove jogos no Estadual.
Procurando não valorizar demais esses números, o técnico Dorival Júnior acredita que o Peixe tem condições de alcançar o seu décimo triunfo seguido no Paulistão. "Não temos objetivo de recordes ou espetáculos. Temos sede por vitórias, para ficarmos cada vez mais perto da nossa qualificação para a fase semifinal", afirmou o comandante.
Para o clássico, o treinador santista deverá contar praticamente com a sua força máxima. O atacante Robinho, grande destaque da vitória sobre o Paulista de Jundiaí, na última rodada, deve voltar a ser titular. Com isso, o meia Marquinhos deve iniciar a partida no banco de reservas.
Desta forma, o "Rei das Pedaladasa deve voltar a formar o ataque ao lado dos jovens Neymar e André. No meio, Arouca e Wesley serão os responsáveis por dar suporte ao setor ofensivo, que será municiado por Paulo Henrique Ganso. Na lateral direita, o volante Roberto Brum segue improvisado no setor.
PORTUGUESA: Fábio; Paulo Sérgio, Thiago Gomes, Preto Costa e Fabrício; Acleisson, Marco Antônio, Athirson e Héverton; Luís Ricardo e Luís Carlos Técnico: Vagner Benazzi
SANTOS: Felipe; Roberto Brum, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley e Paulo Henrique; Neymar, André e Robinho Técnico: Dorival Júnior