Podia ser uma noite para dar tranquilidade para os próximos jogos. No entanto, mesmo avançando à semifinal do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, o Grêmio saiu de campo voltando a deixar seu torcedor preocupado. A vitória por 4 a 2 sobre o Veranópolis coloca o Tricolor para enfrentar o Inter-SM, no fim de semana. Apesar da classificação, o confronto expôs antigos problemas defensivos do time de Silas.
Apesar de nunca ter ficado atrás no placar, o torcedor que foi ao Olímpico mostrou muita irritação nas arquibancadas. Os erros defensivos foram os principais fatores de revolta. A equipe segue sem conseguir terminar um jogo sem ser vazada. O técnico Silas chegou a ser chamado de burro em alguns momentos.
Os salvadores da noite são os de sempre. Atrás Victor fez duas defesas importantes no primeiro tempo. Em greve de silêncio por causa das negociações de sua renovação de contratado, Jonas mostrou que a boca está fechada, mas o pé segue com um chute certeiro. Ele abriu o placar aos 9 minutos de jogo. Ainda na etapa inicial, Borges, mantendo sua média de um gol por partida, ampliou.
No segundo tempo, os erros defensivos voltaram a ocorrer. O Veranópolis conseguiu descontar com Marcos Paraná, mas não teve força para empatar. Nos minutos finais, Mário Fernandes, em jogada individual, marcou o terceiro gol gremista. Ainda teve tempo para Hugo ampliar. Nos acréscimos, Romano marcou em falha de Victor.
O jogo – O Grêmio repetiu o velho erro, mas um fator positivo surgiu no Olímpico. Sair na frente, fato raro na temporada, entrou na lista dos prós. Porém, apesar da vitória, os problemas de sempre apareceram, fazendo permanecer durante os 90 minutos o clima de preocupação no estádio.
Os passes apertados, muitas bolas atravessando o campo pelo alto desenharam a cara dos primeiros movimentos da partida. O Veranópolis se preocupava em espanar para frente. O Tricolor tentava trocar passes para achar uma brecha. Ela apareceu, mas do jeito que estava o jogo. A bola foi e voltou para área, passou por um bate-rebatem e quando pensava em sair de novo, ela encontrou Jonas. O camisa 7 tocou para dentro, aos 9 minutos.
O gol nos minutos iniciais deveria trazer calma ao time do Grêmio. Porém, isto não ocorreu. Mesmo em vantagem, o time voltou a expor os problemas defensivos da equipe. Buscando o empate, o Veranópolis não precisou se abrir. Não foi necessário se atirar ao ataque. O Pentacolor passou a jogar um futebol suficiente para ter a bola nos pés e o domínio das ações.
O maior volume do adversário era o que a torcida queria para demonstrar seu descontentamento com alguns jogadores. Os alvos preferidos das reclamações foram Fábio Rochemback, Ferdinando e Fábio Santos. Entre uma vaia e outra vinda das arquibancadas, o torcedor aplaudia Victor.
Em dez minutos, o goleiro salvou o time por três vezes. As duas primeiras em chutes de Kito e Eduardinho. Depois, precisou salvar com os pés em dividida com João Paulo na pequena área.
Antes que a situação se agravasse, Borges resolveu. Em passe do perseguido Rochemback, o centroavante recebeu na área para guardar seu décimo gol em dez partidas. Mais aliviado, o terceiro quase saiu antes do intervalo em cabeçada de Jonas. A caminho do vestiário, os jogadores do VEC espernearam em um pênalti não marcado por Leonardo Gaciba.
O segundo tempo tinha tudo para ser somente para cumprir a regra do jogo. O VEC mostrou que no futebol não é assim que funciona. Após Douglas ver Vanderlei salvar o terceiro gremista, os visitantes conseguiram encaixar um contra-ataque. Após rápidas trocas de passe, Marcos Paraná entrou na área para voltar a dar emoções à partida.
Porém, faltou força ao Veranópolis. Mesmo com a desconfiança da torcida, o Grêmio conseguiu ir às redes mais duas vezes. O terceiro saiu dos pés de Mário Fernandes, em jogada individual. O quarto em um chutaço de Hugo, marcando seu primeiro gol em seu retorno ao Grêmio. Nos acréscimos, Victor falhou. Em forte chute de Romano, o goleiro não defendeu e viu o VEC marcar mais um.
Inter-SM- surpreende na Capital – O dia foi de inverter a lógica do primeiro turno, onde os times do Grupo 2 demonstraram superioridade. Porém, a boa campanha do São José sucumbiu em casa diante do Inter-SM. Os visitantes venceram por 2 a 0 e avançaram de fase no Gauchão.
Essa foi a terceira vitória consecutiva do Coloradinho no Estadual. Os gols da partida foram marcados por Anderson Cruz, em falha do goleiro Rafael, e Dudu.