O atacante da seleção uruguaia Loco Abreu foi o grande nome do Botafogo na classificação para as semifinais da Taça Guanabara. Na tarde deste domingo, ele anotou os três primeiros gols do time alvinegro na goleada, de virada, por 5 a 2, sobre o Resende no Engenhão. Marcelo Cordeiro e Wellington Júnior fizeram os demais gols do Glorioso, que chegou aos 18 pontos, garantindo a segunda posição do Grupo B. Elias fez os gols do Resende, que terminou esta etapa da competição com apenas seis pontos.
Logo aos 34 segundos de jogo, o Botafogo foi surpreendido pelos adversários, que abriram o marcador na saída de bola. Hiroshi deu uma belo passe para Elias, que penetrou no meio da zaga rival e chutou no canto direito do goleiro Jéfferson, que nada pôde fazer no lance. A desvantagem no placar acabou prejudicando muito o Alvinegro. Isso porque a torcida, impaciente, começou a hostilizar alguns atletas, principalmente Lucio Flavio, que errava tudo o que tentava.
Além de sofrer com a pressão de seus torcedores, o Botafogo também encontrava sérios problemas para penetrar na defesa do Resende. Neste cenário, o gol de empate só sairia ou em uma jogada de bola parada ou no jogo aéreo, que se tornou uma especialidade desde a chegada de Joel Santana. E foi o que aconteceu aos 18 minutos, quando Lucio Flavio cruzou da esquerda e Loco Abreu cabeceou no canto direito do goleiro Cléber.
A igualdade no placar devolveu a tranquilidade ao Botafogo, que quase chegou ao segundo gol aos 27, quando Cléber defendeu cobrança de falta de Lucio Flavio. Porém três minutos depois, o goleiro do Resende não conseguiu impedir a virada. Marcelo Cordeiro cruzou da esquerda e Loco Abreu mais uma vez levou a melhor na disputa aérea, cabeceando para o fundo das redes.
Nos minutos seguintes e até o fim do primeiro tempo, o que se viu foi mais pressão do Botafogo. Aos 35, Marcelo Cordeiro cruzou, Caio ajeitou para o meio da área, mas Breno afastou o perigo. Dois minutos depois, em outro cruzamento do lateral esquerdo, Fahel escorou à direita do goleiro. Já nos acréscimos, Lucio Flávio deu um lençol em Felipinho, mas viu a bola correr e lhe tirar a chance de marcar um golaço. Nesse momento a situação do Resende já era muito complicada, pois Márcio Gomes tinha sido expulso aos 38 minutos por jogo violento.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Marcelo Buarque tirou o atacante Fabiano e reforçou a defesa com a entrada de Taércio. Porém, isso serviu para acuar mais a sua equipe e dar campo ao Botafogo, que criou a sua primeira chance aos dois minutos. Caio avançou pela esquerda, rolou e Marcelo Cordeiro chutou para a defesa do goleiro.
Aos dez minutos, o Botafogo conseguiu ampliar a vantagem. Alessandro fez grande jogada pela direita, cruzou e o goleiro rebateu na cabeça de Loco Abreu, que fez o terceiro dele no jogo.
O uruguaio estava mesmo em tarde inspirada, tanto que teve participação ativa no quarto gol do Botafogo, que por muito pouco também não foi seu. Isso porque Loco Abreu recebeu na área, se livrou de Taércio e chutou na trave. No rebote, Marcelo Cordeiro empurrou para as redes aos 21 minutos.
Com a partida definida, o Botafogo passou a tocar a bola em busca de espaço na frágil defesa do Resende. A estratégia deu novamente certo aos 33 minutos, quando Wellington Júnior recebeu pelo lado esquerdo da área, ganhou a dividida com a zaga e chutou sem chances para Cléber. Por muito pouco, o sexto gol não foi marcado, aos 44, em uma cobrança de falta de Diguinho, que acertou o travessão.
Já relaxado na marcação, o Botafogo sofreu o segundo gol aos 45. Elias penetrou no meio da zaga, se livrou de Fábio Ferreira e chutou para deslocar Jéfferson e definir o marcador.
Antes de disputar as semifinais da Taça Guanabara, que acontecerão no Carnaval, o Botafogo viaja para o Pará, onde vai estrear na Copa do Brasil, enfrentando o São Raimundo, na quarta-feira, às 22 horas(de Brasília).