O australiano Mark Webber chegou pressionado a São Paulo, sem nenhuma vitória em uma temporada da Fórmula 1 dominada por seu companheiro de equipe, Sebastian Vettel, mas deixa a cidade mais aliviado. O piloto da Red Bull venceu neste domingo o Grande Prêmio do Brasil da categoria, etapa de encerramento do Mundial, beneficiado supostamente por um problema mecânico do bicampeão mundial, que ficou com a segunda colocação da prova. O britânico Jenson Button completou o pódio e garantiu a segunda posição da temporada.
Os brasileiros tiveram provas complicadas em Interlagos, neste domingo. Felipe Massa foi o melhor, na quinta colocação, em uma corrida regular. Barrichello sofreu na largada e ficou em 14º. Já Bruno Senna teve uma tarde para esquecer em sua cidade natal. Punido pelos comissários de prova por um toque com Schumacher, que quebrou sua asa dianteira, ele enfrentou problemas de câmbio e acabou em 17º
Apesar da vitória, Webber não conseguiu impedir o vice-campeonato mundial de Button neste domingo em São Paulo. O piloto da McLaren encerrou a temporada com 270 pontos, 122 atrás de Vettel. A terceira posição ficou com o australiano, com 258 pontos, apenas um a mais do que o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Felipe Massa termina o ano com 118.
Encerrada a temporada de 2011 da Fórmula 1, as principais atenções da categoria se voltam para a disputa pelos assentos no Mundial do ano que vem. Rubens Barrichello, ainda tentando renovar com a Williams, e Bruno Senna, sonhando com um novo acordo com a Lotus-Renault, são os brasileiros envolvidos.
A corrida – A largada do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 foi boa para os dois pilotos da Ferrari. Enquanto Sebastian Vettel conseguiu manter a primeira colocação, o espanhol Fernando Alonso e o brasileiro Felipe Massa conseguiram ganhar uma posição cada. Ao fim da primeira volta, o asturiano ocupava a quarta posição, duas à frente de seu companheiro na escuderia italiana. Rubens Barrichello, no entanto, não teve tanta sorte. Saindo de uma improvável 12ª classificação, caiu seis postos ao fim do giro inicial.
Em ritmo rápido, Alonso partiu para cima de Jenson Button em busca da terceira colocação, mas teve dificuldades para realizar a ultrapassagem e viu Lewis Hamilton, com vantagem confortável sobre Massa, encostar.
Na décima volta, Michael Schumacher tentou ultrapassar Bruno Senna para assumir a nona colocação e os carros se tocaram duas vezes. O pneu traseiro esquerdo furou e o alemão foi obrigado a ir aos boxes. Mesmo com a asa dianteira danificada, o brasileiro seguiu na pista. Na volta seguinte, Alonso finalmente conseguiu superar Button, com uma manobra arrojada no Laranjinha.
Button foi o primeiro piloto do pelotão de elite da F-1 a trocar pneus, na 16ª volta, e voltou à pista com compostos macios, os mesmos das largadas. Fernando Alonso e Lewis Hamilton foram os seguintes nos boxes. Vettel parou na 18ª volta e contou com um trabalho eficiente da Red Bull para retornar em segundo, atrás apenas de Massa, que demorou a trocar pneus. Três giros depois, o alemão ultrapassou o brasileiro e reassumiu a ponta.
Bruno Senna acabou punido pela direção de prova pelo acidente com Schumacher, com uma passagem pelos boxes, e teve sua corrida comprometida. Para piorar a situação do piloto da Lotus-Renault, o desempenho de seu carro caiu consideravelmente e ele sofreu com falhas mecânicas.
Enfrentando problemas de câmbio, Vettel viu seu companheiro Mark Webber acelerar o ritmo e diminuir a diferença. Na 30ª volta, o alemão abriu passagem para o australiano, que passou a liderar a prova.
Button foi novamente o responsável, no 33º giro, por abrir a segunda rodada de trocas de pneus, mas optou por colocar compostos duros em sua volta à pista. Felipe Massa adiou até a 44ª volta sua segunda parada nos boxes, duelando com o britânico Lewis Hamilton pela quinta colocação da corrida. Ele optou por uma estratégia diferente dos demais ponteiros, fez apenas dois pit-stops e ainda foi beneficiado pelo abandono de Hamilton.
Webber não teve problemas para seguir com tranquilidade na primeira posição em Interlagos. Quando Vettel voltou a acelerar o ritmo, a Red Bull o alertou sobre os problemas mecânicos e ele, ainda com vantagem confortável sobre os demais, poupou o carro, deixando seu companheiro escapar para conquistar sua primeira e única vitória em 2011.
Confira a classificação final do Grande Prêmio do Brasil:
1 – Mark Webber (AUS/RBR-Renault)
2 – Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault)
3 – Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
4 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
5 – Felipe Massa (BRA/Ferrari)
6 – Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)
7 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
8 – Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes)
9 – Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
10 – Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus)
11 – Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari)
12 – Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari)
13 – Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari)
14 – Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth)
15 – Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
16 – Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault)
17 – Bruno Senna (BRA/Renault-Lotus)
18 – Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault)
19 – Jerome D”Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth)
20 – Daniel Ricciardo (AUS/Hispania-Cosworth)
Não completaram:
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth)
Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth)
Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth)