O Santos já está definido para enfrentar o Bahia, neste domingo, a partir das 17 horas (horário de Brasília), na Vila Belmiro. E o técnico Muricy Ramalho manteve o seu planejamento inicial, mesmo após a lesão do volante Adriano – que irá passar por uma cirurgia no tornozelo direito e está fora do Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão -, e confirmou os titulares em campo diante do Tricolor de Aço, em duelo válido pela 37° rodada do Campeonato Brasileiro.
"Eles (titulares) vão jogar porque já estava planejado que seria assim. Sei que aquilo que aconteceu com o Adriano assusta um pouco, mas não temos alternativa. Estamos treinando forte todos os dias e também precisamos jogar. É assim. Até porque, se eu fosse poupar todo mundo, nós iríamos ficar muito tempo sem jogar", disse Muricy.
De fato, se o Peixe não utilizasse os seus titulares, a equipe ficaria sem atuar durante 26 dias. Isto porque, a última exibição dos titulares alvinegros foi no empate com o Atlético-GO, no último dia 17, no Pacaembu, e a estreia no Mundial acontece apenas no dia 14 de dezembro, na semifinal do torneio, em Toyota.
"Futebol é complicado. Quando ganha, está tudo certo. Se perde, vão falar depois que está tudo errado. Mas a gente faz o que tem de fazer e acabou. Se não vem esse negócio de que não pode jogar nunca, daí não pode treinar, e daqui a pouco não pode andar, porque vai se machucar. Se acordar e não levantar direito da cama vão dizer que tem risco (de contusão) também. Sei que eles (atletas) sentem um receio, mas se não jogarmos agora vamos ficar mais de 20 dias parados e isso é complicado", comentou o treinador.
Se por um lado Muricy Ramalho quer manter os seus titulares em ritmo de competição, por outro o comandante alvinegro também precisa que o meia Elano, provável herdeiro da vaga deixada por Adriano no time, adquira o seu melhor condicionamento.
Recuperado de uma lesão na coxa direita, que o deixou quase dois meses afastado dos campos, Elano precisa ganhar ritmo visando o Mundial. "O Elano está se recuperando. A parte física dele ainda não está 100%. Mas, como ele está há muito tempo sem jogar, é importante participar de uma partida desde o início", analisou o técnico santista.
Desta forma, com os titulares e o retorno de Elano, o Santos está confirmado com a seguinte escalação contra o Bahia: Rafael; Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo e Durval; Henrique, Arouca, Elano e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges.