PUBLICIDADE

MT sediará copa que irá selecionar atletas para a paraolimpíadas

PUBLICIDADE

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), em parceria com a Federação Mato-grossense de Desporto para Cegos (FMDC) e a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, realiza a Copa Brasil de Goalball. A abertura do campeonato está marcada para o dia 1º de dezembro, às 8h30, no Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.

A Copa Brasil de Goalball abre seletiva para convocar os atletas que irão representar o Brasil nas paraolimpíadas em 2012, em Londres. O evento trará à Capital, além de atletas de Mato Grosso, dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Rio Grande do Sul, Brasília e Santa Catarina.

O secretário de Esportes e Lazer de Mato Grosso, Antonio Azambuja, ressaltou a importância do apoio da Seel na realização do evento. Conforme o presidente da Federação Mato-grossense de Desporto para Cegos, Marcino Benedito de Oliveira, a competição visa aprimorar, mobilizar e desenvolver várias modalidades esportivas para pessoas com deficiência visual no Estado de Mato Grosso.

Mato Grosso participará do evento com representantes da Associação Mato-grossense dos Cegos/AMC, as atletas da AMC, Luana Silva e Cláudia Paula de Amorim. Durante o evento vão estar presente os atletas da modalidade de goalball que estiveram no Para-pan em Guadalajara, no México, e o vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Misael Conrado de Oliveira, e também do presidente da Confederação Brasileira de Desporto de Deficientes Visuais, Sandro Laina Soares, e o vice-presidente Hélder Maciel.

O evento se estende do dia 1º até o dia 04 de dezembro e a entrada é gratuita.

Entenda o Goalball – Apesar de pouco conhecido entre os brasileiros, o Goalball tem progredido e ganho experiência internacional. O objetivo do jogo é fazer com que a bola ultrapasse o fundo da quadra adversária, entrando assim nas balizas. Em sua trajetória, a bola necessita obrigatoriamente tocar linhas pré-determinadas, de modo que ela chegue ao gol adversário junto ao chão. Os arremessos mais fortes podem atravessar a quadra em menos de meio segundo.

A bola de goalball é especialmente desenvolvida para esse esporte. Pesando 1 quilo e 250 gramas, ela possui em seu interior um guizo que balança em seu deslocamento, permitindo que os atletas a possam localizar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Internacional ganha do Criciúma com golaços e entra no G4 do Brasileirão

Nesta terça-feira, no Estádio Beira-Rio, o Internacional conseguiu uma...

Nova Mutum tem que vencer Operário sábado para ser campeão da Copa FMF

A Federação Mato-grossense de Futebol confirmou, esta tarde, que...
PUBLICIDADE