O Palmeiras ainda não conseguiu se livrar totalmente do risco do rebaixamento, mas somou mais um ponto na luta contra a parte de baixo da tabela. Desta vez, o Verdão ajudou o Corinthians e ficou no empate por 1 a 1 com um dos postulantes ao título, o Vasco, que ficou mais distante da liderança.
A equipe de Luiz Felipe Scolari ignorou a interferência de seu resultado para o maior rival e equilibrou as forças no Pacaembu, na noite desta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro.
Dedé abriu o placar para o Vasco logo no início do jogo, mas Luan empatou no segundo tempo. A torcida do Palmeiras também ignorou a rivalidade e apoiou o time alviverde, que chegou aos 43 pontos, na 12ª posição.
Já o Vasco ficou em desvantagem na briga com o Corinthians, pois encerra a rodada com 62 pontos. O time de Parque São Jorge assumiu a liderança isolada com a vitória sobre o Ceará, que, por sinal, é concorrente do Palmeiras na briga contra a degola.
O Palmeiras volta a campo na noite de domingo, quando duela com o Bahia, no Pituaçu. Já o Vasco tem compromisso no sábado, diante do Avaí, em São Januário.
O jogo: Sob garoa na capital paulista, o Vasco abriu o placar logo na primeira jogada da partida, aos quatro minutos. Felipe cobrou escanteio e Dedé subiu mais do que a zaga para cabecear para as redes. Depois do gol, a equipe visitante ainda tentou em chute de Felipe, mas acabou recuando diante dos avanços do Palmeiras.
Apesar de saber que uma vitória do Palmeiras poderia ajudar o rival Corinthians, a torcida alviverde apoiou o time em busca da reação no Pacaembu. O Verdão partiu ao ataque, mas com dificuldades para furar o eficiente bloqueio do adversário. Assim, só aos 15 minutos os donos da casa conseguiram ameaçar, quando Cicinho recebeu atrás da zaga e arrematou de primeira, mas Fernando Prass segurou.
Pouco depois, em falta da meia-direita, Marcos Assunção chutou direto para o gol e exigiu nova defesa do arqueiro vascaíno. Apesar de dominar a posse de bola, o Verdão seguiu errando muitos passes na frente. Desta forma, precisou de nova jogada de bola parada para ameaçar. Assunção bateu nova falta e observou o goleiro vascaíno trabalhar.
Sem sequer conseguir passar do meio-campo por muito tempo, o Vasco só voltou a levar perigo aos 31 minutos. Felipe fez o cruzamento para a área e Diego Souza apareceu entre dois marcadores para cabecear, mas Deola fez a defesa. Até o apito para o intervalo, o time cruz-maltino tratou de equilibrar as forças, e Jumar obrigou o goleiro a trabalhar de novo em chute de fora da área.
As duas equipes voltaram sem alterações para o segundo tempo, mas o Vasco mudou um pouco sua postura. Depois de ter ficado recuado na maior parte da etapa inicial, a equipe carioca se posicionou mais à frente. Logo no início, Allan recebeu na área e quase ampliou em chute para fora.
O Vasco teve nova oportunidade de marcar em cobrança de escanteio. Felipe cobrou para Dedé cabecear, mas Deola espalmou para salvar. Felipão percebeu a dificuldade de seu time e fez duas alterações. Ricardo Bueno e Patrik deixaram o jogo para as entradas de Dinei e Pedro Carmona.
Logo depois das alterações, aos 18 minutos, o Palmeiras chegou ao empate. Depois de cobrança de escanteio de Marcos Assunção, a bola sobrou na pequena área para Luan chutar para as redes.
O técnico Cristóvão Borges tirou Éder Luis para a entrada de Bernardo e, em seguida, colocou Elton na vaga de Diego Souza.
O jogo ficou mais aberto, e o Palmeiras ameaçou em cobrança de falta de Marcos Assunção. Do outro lado, Felipe recebeu livre atrás da zaga e desperdiçou boa oportunidade ao finalizar para fora. As duas equipes ainda tiveram novas oportunidades, mas não conseguiram mexer no placar.