O Corinthians recuperou a liderança do Campeonato Brasileiro neste domingo. Com um jogador a menos desde o início do segundo tempo, quando o zagueiro Leandro Castán foi expulso, a equipe dirigida por Tite conseguiu uma virada por 2 a 1 para cima do Avaí (gols de Emerson e Liedson) no Pacaembu e contou com uma ajuda do rival São Paulo para subir na tabela.
Como os são-paulinos empataram por 0 a 0 com o Vasco em São Januário, o Corinthians alcançou os mesmos 58 pontos da equipe carioca – levando vantagem no desempate. Já o Avaí, que havia se empolgado com o gol de Robinho no primeiro tempo da partida deste final de semana, continua em situação delicada. É o penúltimo colocado, com só 29 pontos, ameaçado de rebaixamento.
No próximo domingo, o Corinthians terá pela frente a única equipe pior do que o Avaí na tabela: o América-MG, no Parque do Sabiá. O time catarinense tentará se reabilitar no mesmo dia contra o Ceará, na Ressacada.
O jogo – Com o clima nublado em São Paulo, os refletores do Pacaembu já estavam ligados desde o início da partida deste domingo. O Corinthians também entrou em campo aceso para o jogo que poderia lhe valer a liderança do Campeonato Brasileiro. Tomou a iniciativa de atacar desde os primeiros minutos, como queria o técnico Tite.
Após uma série de homenagens (com faixas no gramado e na arquibancada amarela) a Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República e fanático torcedor corintiano que está com câncer de laringe, a equipe da casa obedeceu aos comandos de Tite e buscou o jogo pelas laterais do campo. Welder e Fábio Santos ganharam o apoio de Willian, Danilo e até de Liedson para investir por ali.
Bem fechado no meio-campo, o Avaí sabia que não poderia abdicar do ataque no Pacaembu. O próprio Tite havia advertido, minutos antes de a partida começar: "Eles têm consciência de que, ficando muito atrás, vão perder. Devem sair para o jogo". O alerta não foi suficiente para a defesa do Corinthians.
Aos 12 minutos, o ex-palmeirense Lincoln aproveitou um vacilo da zaga adversária para cobrar uma falta rapidamente. O centroavante William ajeitou a bola para Robinho, que chutou rasteiro e cruzado para abrir o placar para o Avaí.
O Corinthians se afobou após ficar em desvantagem no placar. Enquanto o público se empolgou e começou a cantar alto nas arquibancadas quando a chuva ficou mais intensa em São Paulo, dentro de campo o time pecava pela falta de objetividade. A ponto de Mauricio de Sousa, desenhista e criador da "Turma da Mônica", juntar-se a outros torcedores mais impacientes na área VIP do estádio municipal.
Para piorar a situação do Corinthians, o atacante Jorge Henrique se machucou e precisou ser substituído por Emerson – que, teoricamente, só teria condições físicas de suportar 30 minutos de jogo. Bastou o temporal diminuir, contudo, para o futebol corintiano também clarear. No final da primeira etapa, Leandro Castán, de cabeça, Ralf e o próprio Sheik, com chutes fortes, quase empataram.
As perspectivas do Corinthians eram boas para o segundo tempo. Tite só não contava com a rigidez do árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden. Aos cinco minutos, Leandro Castán parou um ataque do Avaí com falta na condição de último homem de linha e, sem nem ter recebido o cartão amarelo, foi punido com o vermelho. O lance revoltou a torcida.
Mesmo com apenas dez jogadores em campo, o Corinthians não poderia diminuir o ritmo. Ralf foi recuado para compor a zaga ao lado de Paulo André, Paulinho (que já estava apagado no jogo) se segurou mais na contenção do meio-campo, e o restante do time continuou a atacar.
A dedicação corintiana foi premiada. Aos 16 minutos, Willian recebeu lançamento na intermediária e foi inteligente para deixar Emerson livre de marcação dentro da área. O Sheik chutou firme para estufar a rede, empatar o confronto e levantar novamente o torcedor do Corinthians. "Seremos campeões!", cantou o público, no trecho de uma das músicas, confiante.
Com Willian e Emerson participativos, restava o outro atacante corintiano aparecer. Liedson já havia ficado perto do gol duas vezes, em lançamentos, mas não alcançara a bola. Aos 32 minutos, no entanto, ele acertou uma cabeçada após cobrança de escanteio e confusão na área do Avaí. A bola cruzou a linha, apesar das reclamações do time adversário.
A vitória parcial permitiu que Tite reforçasse o seu sistema defensivo com a entrada do zagueiro Wallace no lugar de Liedson, ovacionado. Pouco depois, Edenilson substituiu Willian. A torcida já comemorava nas arquibancadas. O Corinthians era novamente líder do Campeonato Brasileiro.