Mais um passo rumo à Segunda Divisão foi dado pelo América-MG, neste sábado. Com um tempo chuvoso, temperatura baixa para esta época do ano, o Coelho empatou por 2 a 2 com o Grêmio. A Arena do Jacaré estava tão vazia quanto as esperanças do time mineiro de não ser rebaixado neste Campeonato Brasileiro.
Das 31 rodadas disputadas, o América passou 25 delas entre os quatro últimos. São 19 partidas em que o clube sempre esteve na lanterna e está a sete pontos do Ceará, o primeiro fora da zona vermelha da tabela. Os gaúchos ocupam a nona colocação.
Parecia que desta vez seria diferente e uma perspectiva de futuro mais animadora poderia aparecer. Logo aos 11 minutos, Carleto, cobrando falta, colocou os donos da casa em vantagem. Ainda na primeira etapa, André Lima empatou, quando o adversário já tinha um jogador a menos, após a expulsão de Marcos Rocha.
O centroavante gremista ampliou no começo do segundo tempo. Mesmo com vantagem numérica, o Tricolor foi se encolhendo em campo. Aos 41 minutos, Anderson, de cabeça, empatou. Na próxima rodada o Grêmio recebe o Flamengo do desafeto Ronaldinho Gaúcho, no Olímpico. O América enfrenta o Coritiba, fora de casa.
O jogo – A partida foi em Minas Gerais, mas teve cara de um jogo do Gauchão da década de 90, com estádio vazio, chuva e temperatura baixa. As condições do gramado tiraram a chance de um jogo bem jogado. O Grêmio até tentou tocar a bola. Fora o primeiro lance da partida, em que Escudero driblou o goleiro e chutou para fora, o toque de bola Tricolor não resultou em nada significativo.
Até os gaúchos voltarem a construir um lance perigoso, o América assustava em chutes de fora da área. Aos 11 minutos, em sua segunda tentativa, Carleto cobrou falta, a bola quicou no chão e chocou-se com a rede. Rodriguinho, de média distância, tentou ampliar.
Aos 30 minutos, o time de Celso Roth voltou a ser ofensivo. Douglas chutou e o goleiro Neneca tapeou para escanteio. Sessenta segundos depois, Marcos Rocha foi expulso, deixando o Coelho com um a menos. Exatamente onde atua o ala direito saiu o gol gremista aos 34 minutos. Após cruzamento da esquerda, André Lima girou e igualou o placar.
Mesmo em desvantagem numérica, os mineiros não deixaram de atacar. Anderson, após cobrança de escanteio, testou na trave. Nos acréscimos, André Lima desperdiçou chance frente a frente com Neneca.
Abrindo mais o jogo, o Grêmio não demorou para virar. Em novo cruzamento de Julio César, André Lima ticou para dentro do gol, aos 6 minutos. O domínio gremista foi até os 20 minutos. Nesse período quase marcou o terceiro cobrando falta.
Nos minutos finais, o América pressionou. Victor salvou os chutes de Glauber e Carleto. Da pequena área, Leandro Ferreira tocou para fora. Acuado, Celso Roth colocou mais um volante em campo. Mas o Coelho foi para cima e empatou aos 41 minutos do segundo tempo.