O Botafogo foi mais time e venceu o Fluminense por 2 a 1 na noite deste sábado, no Engenhão. Depois de ver o Flu abrir o placar com Fred, o Alvinegro marcou com Elkeson e Lucas e assume a terceira colocação provisória do Campeonato brasileiro, com 34 pontos. O Flu cai para décimo com 25 pontos.
As duas equipes voltam a campo na próxima quarta-feira, na primeira rodada do segundo turno, e não terão vida fácil. O Bota joga em casa contra o Palmeiras, enquanto o Flu visita o São Paulo, no Morumbi.
O clássico deste sábado, se não foi um espetáculo de futebol, proporcionou às duas torcidas um show de emoções num duelo muito movimentado.
No primeiro tempo, o Botafogo dominou o jogo. Com uma formação ofensiva, a equipe de Caio júnior encurralou o Flu, que errava muitos passes e se limitava aos contra-ataques, muitas vezes com perigo.
O Alvinegro começou assustando logo aos 7, na cobrança de uma falta, quando Elkeson soltou uma bomba que Cavalieri afastou.
Aos 14, Maicosuel fez grande jogada na entrada da área e enfiou para Loco Abreu. O uruguaio tentou de primeira mas chutou fraco e para fora. No minuto seguinte, foi a vez de Elkeson receber na frente e chutar cruzado, novamente pela linha de fundo.
Mais organizado e jogando em velocidade, o Bota chegou mais uma vez aos 19. Maicosuel tabela com Herrera mas conclui mal e facilita a defesa de Cavalieri.
O Fluminense teve uma boa oportunidade aos 36, quando o argentino lanzini lançou Fred por cima da zaga e o atacante dividiu com Jéfferson e quase abriu o placar.
O Tricolor se animou no final da primeira etapa. Aos 39, na base do chuveirinho na área, a bola acabou sobrando para Diogo na meia-lua. O volante arriscou mas mandou para fora.
Se o primeiro tempo foi movimentado, faltaram os gols. Mas a bola na rede estava reservada para o segundo tempo. O Flu voltou mais ligado e tentava dominar a posse de bola, enquanto o Bota passou a explorar mais os contra-ataques em velocidade.
E foi o Flu quem saiu na frente, aos dez. Escanteio cobrado, a defesa ficou olhando e Fred subiu sozinho para cabecear no canto e vencer Jéfferson: 1 a 0.
Mas não deu tempo para comemorar. Um minuto depois, Elkeson fez grande jogada pela direita e empatou. O ex-atacante do Vitória partiu em velocidade, deu um corte no zagueiro, entrou na área e bateu de canhota no canto direito de Cavalieri.
O Flu, que já tinha problemas para se organizar em campo, sentiu o gol, e tomou a virada aos 18. Loco Abreu puxou o contra-ataque e acionou Lucas pela direita. O lateral entrou na área e chutou forte e cruzado: 2 a 1.
Com a virada, o Flu jogou na base da vontade em busca do empate. O técnico Abel colocou Martinuccio e Ciro emm campo para tentar o gol, mas deixou a retaguarda desguarnecida. O Bota continuou explorando os contra-ataques e poderia ter ampliado se se aplicásse um pouco mais.
Aos 29, Elkeson rouba a bola no meio e arrisca de longe, mas a bola vai para fora. Aos 36, foi a vez de Maicosuel desperdiçar de cabeça e também mandar para fora, por cima do gol.