O Grêmio conseguiu uma importante vitória na noite deste domingo, em Porto Alegre, no retorno do técnico Celso Roth ao estádio Olímpico. De virada, o Tricolor gaúcho derrotou o Fluminense por 2 a 1 e conseguiu se afastar da zona do rebaixamento. Marquinhos, duas vezes, marcou os gols do time da casa, após Fred abrir o placar.
Com o resultado, o Grêmio subiu duas posições na tabela e agora ocupa o décimo quarto lugar, com 18 pontos. Já o Flu está em nono com 21.As duas equipes voltam a campo na quarta-feira. O Grêmio visita o Ceará, e o Flu recebe o Figueirense.
O jogo – A partida no Olímpico começou em ritmo lento. As duas equipes marcavam forte no meio-campo e faziam muitas faltas. O nível técnico era baixo e o duelo não empolgava.
O primeiro lance de perigo foi do Grêmio, através de uma falta na esquerda do ataque. O meia marquinhos parecia que ia levantar na área mas tentou direto. A bola fez uma curva e cavalieri voou para espalmar pela linha de fundo.
O Fluminense era mais acanhado em campo, mas tinha Carlinhos desequilibrando pela esquerda. Num avanço do lateral, aos 24 minutos, o Tricolor carioca abriu o placar. Carlinhos avançou até a linha de fundo e cruzou, Victor saiu mas não achou a bola e Fred entrou pelo meio para testar para o fundo das redes.
Mas o Grêmio não demorou a chegar ao empate. Aos 30, Lúcio recebeu na meia lua da área de costas para o gol, dominou e enfiou para Marquinhos, que penetrava pela esquerda. O meia bateu de esquerda e a bola desviou no zagueiro Márcio Rosário e entrou.
O Flu não se entregou com o gol, e mantinha domínio da posse de bola, mesmo sem fazer uma grande partida. Carlinhos fez outra boa jogada aos 38 e levantou na área, Desta vez, Victor afastou, mas a bola sobrou para Rafael Sobis, que driblou o marcador e chutou pela linha de fundo.
A sorte, porém, estava do lado gaúcho. Aos 43, Souza fez falta em Leandro. Dois minutos depois, Marquinhos cobrou no ângulo e colocou o Grêmio em vantagem antes do intervalo.
O time visitante voltou dos vestiários empenhado em buscar o empate, e aos nove quase chegou lá. Carlinhos, mais uma vez, avançou pela ponta esquerda e cruzou na cabeça de Fred, mas abola saiu rente à trave esquerda de Victor.
O Flu jogava na base da vontade mas sem organização, enquanto o Grêmio se fechava e buscava os contra-ataques. Num deles, aos 18, Lúcio levantou na área, Leandro ajeitou de cabeça para Brandão livre na marca do pênalti. Mas o atacante mandou por cima do gol na saída de Cavalieri.
O jogo melhorou no segundo tempo e não foi tão travado como na etapa inicial. O Fluminense chegou novamente com perigo aos 31. Rafael Sobis cobrou falta e Victor afastou de soco. Ela sobrou para Araújo, que arriscou de primeira e mandou a bola tirando tinta da trave.
O Grêmio respondeu três minutos depois numa falha na saída de bola do Flu. Ela foi tocada para Miralles na direita do ataque, e ele arriscou da entrada da área. A redonda saiu rente ao poste direito de Cavalieri.
A última boa chance do empate carioca foi aos 39. Fred aproveitou uma sobra na área mas chutou mal, em cima da zaga. O Grêmio seguiu bem postado e segurou a vitória até o final.