Atual campeão mato-grossense, a delegação do Cuiabá pega a estrada a partir de hoje em seu projeto de ascender para a Série C do Brasileirão de 2012. Sob comando do técnico Ary Marques, o grupo de jogadores viaja a partir das 12h rumo a Manaus, capital do Amazonas, onde inicia a batalha por uma das quatro vagas à Terceira Divisão nacional. A disputa começa por Itacotiara, a 200 km da capital amazonense, onde o “Dourado” fará a sua estreia diante do Peñarol no próximo domingo, no estádio Floro Mendonça.
Antes de embarcar para o primeiro desafio na Série D, o Cuiabá realizou uma série de jogos amistosos. Na turnê por Minas Gerais, a equipe conseguiu duas vitórias sobre o Ipatinga e Cruzeiro, perdendo apenas para o Villa Nova. Já em território mato-grossense, o campeão estadual bateu o Serra e perdeu para o Luverdense.
Nas Copa Pantanal, quadrangular idealizado para fechar a pré-temporada, o time não foi tão bem assim. Foi derrotado pelo Internacional e voltou a vencer o Cruzeiro – ficou na terceira colocação no torneio.
O de positivo na preparação foi o fato do técnico Ary Marques ter observado alguns reforços para o torneio de acesso, além de ter mantido quase 90% da base que conquistou o título de campeão mato-grossense.
A única baixa no que é considerado time titular do Cuiabá foi a saída do goleiro Fabiano Heves, demitido após se envolver em confusão pela noite cuiabana. O seu subtituto será o até então reserva Gessé. Até então “intocável”, o lateral-direito Marquinhos perdeu a vaga entre os 11 por causa de uma lesão no rosto no amistoso contra o Villa Nova, em Minas. Entrou na equipe o ala Rafael.
Já o atacante Douglas, autor do gol que deu o título em cima do Barra do Garças, terá que reconquistar sua vaga no ataque ao lado de Tozin, já que o meia Israel é o mais cotado para jogar na armação das jogadas. Com isso, Fernando, artilheiro do Estadual com 12 gols, jogará mais avançado fazendo o papel de segundo atacante.
Em outros setores do time, Ary Marques mantém os mesmos jogadores que terminaram o Estadual. A defesa é composta pela dupla Yuri e Reinaldo, que jogaram o Mato-grossense inteiro sem deixarem o time titular. Na ala-esquerda, Natanael é absoluto no seu setor. O meio-campo vem com os volantes Bogé, capitão do time, Natan e o meia Jean. No ataque, Fernando e Tozin estão com a responsabilidade de balançar as redes adversárias.
Confiante no seu trabalho que já passou pouco mais de um ano, Ary Marques crê como essencial na campanha rumo à Série C de 2012 iniciar com vitória, em especial no papel de visitante. “O ideal é estrearmos com pé direito, vencendo o jogo lá em Itacotiara. Isso nos dará uma grande confia para desenvolvermos uma ótima campanha durante a primeira fase da Série D”, destacou o comandante do “Dourado”.