Depois de realizar um primeiro tempo com poucas chances de gol e muitos erros de passe, o Brasil voltou melhor na segunda etapa, anotou dois gols em menos de dez minutos e derrotou a Guiné Equatorial por 3 a 0 nesta quarta-feira, em Frankfurt, pela última rodada da fase classificatória do Mundial Feminino. Érika, em um golaço, e Cristiane (dois), anotaram os tentos das comandadas de Kleiton Lima.
Com o resultado, a seleção canarinho se manteve com 100% de aproveitamento na competição e garantiu a primeira colocação do grupo D. Assim, o Brasil voltará a campo no próximo domingo, às 12h30 (de Brasília), em Dresden, para encarar os EUA, que ficaram em segundo lugar no grupo C.
O jogo – A atuação da seleção brasileira no primeiro tempo ficou aquém do esperado. Com o domínio da posse de bola, mas sem conseguiu furar o bloqueio defensivo da Guiné, o Brasil só assustou as adversárias em jogadas de bola parada. A primeira delas ocorreu logo no primeiro minuto, em cobrança de falta de Marta que cruzou perigosamente toda a grande área e saiu pela linha de fundo.
Após mais duas tentativas de cruzamento da equipe brasileira, a Guiné demonstrou força no contra-ataque e quase abriu o placar. Depois de receber na grande área, Anonman conseguiu virar e bater forte, mas a goleira Andreia saiu bem do gol e evitou o primeiro gol das africanas.
Errando muitos passes, e tendo Marta muito bem marcada por Bruna, o Brasil só voltou a levar perigo à meta adversária nos minutos finais da primeira etapa, quando Cristiane fez boa jogada pela esquerda, cruzou para a área e Rosana não conseguiu concluir para as redes.
Ciente dos erros no primeiro tempo, o Brasil voltou melhor na etapa final e decidiu a partida em menos de dez minutos. Aos três minutos, Érika aproveitou sobra de bola na entrada da área, aplicou um chapéu na adversária com a perna direita e bateu forte de canhota, marcando um golaço. Quatro minutos depois, Marta fez jogada pela esquerda, cruzou para a área e Cristiane se antecipou para anotar o seu primeiro tento no Mundial.
Aliviado pela vantagem no placar, o Brasil diminuiu o ritmo e passou a administrar a vantagem obtida. Mesmo sem pressionar muito, a seleção canarinho conseguiu um pênalti já nos acréscimos, sofrido por Marta. Na cobrança, Cristiane bateu rasteiro no canto esquerdo e decretou o placar de 3 a 0.
Austrália classificada – No outro jogo do grupo D, que ocorreu simultaneamente ao do Brasil, a Austrália venceu a Noruega por 2 a 1 e garantiu o segundo lugar da chave, com seis pontos. As norueguesas chegaram a abrir o placar aos 11 minutos do segundo tempo, com Thorsnes, mas as australianas viraram o marcador com dois gols de Simon. Desta forma, a Austrália irá encarar a Suécia, primeira colocada do grupo C.