Considerado um dos poucos times estruturados em Mato Grosso, o União Esporte Clube de Rondonópolis voltará a disputar um torneio de acesso. Há muito tempo na fila de espera para tentar ascender às divisões de cima do futebol brasileiro, o Colorado foi indicado pelo presidente da FMF Carlos Orione a ser o segundo representante do Estado no Campeonato Brasileiro da Série D – o primeiro é o Cuiabá, atual campeão estadual.
A indicação surgiu após desistência dos times de Rondônia. Ariquemes e Espião, finalistas do Campeonato Rondoniense, recusaram disputar a competição de acesso à Terceira Divisão do Nacional.
Terceiro colocado no Campeonato Mato-grossense deste ano quando foi eliminado na semifinal pelo Cuiabá, o União terá que correr contra o tempo para formar o elenco de jogadores e a comissão técnica, já que o técnico Éverton Goiano, que por duas temporadas consecutivas comanda a equipe, já têm compromisso com o Rio Branco do Acre, clube que disputará o Brasileirão da Série C.
Até o final da tarde de ontem, a diretoria unionina estava reunida para traçar estratégia para captar recurso para a Quarta Divisão. O presidente do clube João da Brascor afirmou que a indicação, feita em cima do desempenho das equipes no Estadual, pegou a diretoria “desprevinida”. Mas iria contatar os principais patrocinadores do União na tentativa de levantar o maior montante possível de recurso para iniciar os trabalhos.
“Vamos ter que sair a campo para levantar o recurso. Estamos surpresos por que não temos nem noção de quanto custa disputar só a primeira fase da Série D. É uma competição que requer muito dinheiro, pois a CBF não ajuda os times em nada”, disse o dirigente, ressaltando que a participação do Colorado não estaria “totalmente assegurada” pela indicação de última hora.
Por sua vez, o presidente da FMF Carlos Orione garantiu que a diretoria unionina já havia decidido pela participação na Série C. Antes de comunicar o clube de forma oficial, Orione havia procurado o pecuarista Francisco Olavo de Castro, o Chico da Paulicéia, ex-presidente do União e vice-presidente da FMF.
Influente entre os principais colaboradores do clube, Chico já teria contatado o executivo Pedro Jacir Bongiolo, outro ex-presidente do time, porém com muita força no empresariado de Rondonópolis, para iniciar a campanha de arrecadação de verba para o time disputar a Série D.
Campeão estadual em 2010, o União não disputou o torneio ano passado pelo fato da vaga valer para esta temporada. Porém, por uma decisão do Ministério Público Estadual (MPE), a federação foi obrigada a ceder a vaga ao campeão estadual de 2011, neste caso, o Cuiabá.