Revelado pela Escola do Gaúcho, o cuiabano Roni foi convocado nesta quinta-feira pelo técnico Ney Franco para o Campeonato Mundial Sub-20 que será disputado entre os dias 29 de julho e 20 de agosto na Colômbia. É a primeira convocação do garoto considerado o melhor jogador do Campeonato Catarinense deste ano defendendo o Criciúma.
Ronieri da Silva Pinto, o Roni, 19 anos, é volante e meia-direita (posição que vem jogando no Criciúma). Titular desde 2010, Roni vem despertando interesse de vários clubes do Brasil e também do exterior. Depois de recusar propostas do Grêmio e do Internacional, o Criciúma foi procurado recentemente pelo Fluminense. A intenção, no entanto, é esperar por um bom negócio do exterior. Seu passe está avaliado em torno de R$ 6 milhões.
Os direitos federativos do jogador pertencem ao Criciúma (70%) e aos irmãs Neto e William Nepomuceno, fundadores e ex-diretores do Cuiabá Esporte Clube, time que Roni também defendeu nas categorias de base.
A delegação da Seleção Brasileira embarca para a Colômbia no dia 24 de julho. A estreia no torneio está prevista para o dia 29, contra o Egito, em Barranquilla. Em seguida, o time canarinho vai encarar a Áustria, no dia 1º de agosto, e, por último, o Panamá, dia 4.