Mais de 70 equipes de Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Vera, São José do Rio Claro, Glória D´Oeste, Canarana, Carlinda, Cáceres e Três Lagoas (MS) participaram, sábado e domingo, do Fest Lucas 2011, a quinta edição do Festival de Pesca Esportiva de Lucas do Rio Verde, no Parque das Águas Condomínio Náutico e Marina – Fazenda Romancini.
A grande equipe vencedora do Fest Lucas foi “Os Aventureiros” de Lucas do Rio Verde, ganhando motor 15 HP, que foi também a vencedora da 8ª etapa do Campeonato Estadual de Pesca, que fez parte deste festival. Outra embarcação de Lucas do Rio Verde venceu em terceiro lugar e duas equipes de Cáceres ganharam em segundo e quarto lugar, respectivamente. Em quinto lugar ficou uma equipe de Sorriso.
A embarcação “Pé na Jaca”, também de Lucas do Rio Verde, recebeu um troféu por pescar o maior peixe. Ainda houve o sorteio de prêmios e as equipes “Os Pantaneiros” de Lucas do Rio Verde e “Nega Sucuri” de Sorriso ganharam um barco 5 m e um motor 15 HP, respectivamente.
A programação do evento e a recepção das embarcações já teve início no sábado, quando no final da tarde as equipes plantaram árvores e soltaram alevinos no lago do Rio Verde, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, 05 de junho. Além disso, o público pôde prestigiar shows da Lucas Band e da dupla Rick Nunes e Ricardi nos dois dias de festival.
A largada das embarcações, domingo de manhã, teve a presença do prefeito Marino Franz e outras autoridades.
Vencedores:
1º – Os Aventureiros – Lucas do Rio Verde – 1 motor 15 HP
2º – Carajá – Cáceres – 1 barco 5 m – borda média e 1 motor elétrico
3º – Pé na Jaca – Lucas do Rio Verde – 1 barco 5 m – borda média
4º – Cyber Mato Grosso – Cáceres – 1 carreta para barco
5º – Los Crocodilus – Sorriso – 1 motor elétrico
Maior peixe pescado: Equipe Pé na Jaca – Lucas do Rio Verde
Sorteio:
Os Pantaneiros – Lucas do Rio Verde – 1 barco 5 m
Nega Sucuri – Sorriso – 1 motor 15 HP
O Fest Lucas foi no sistema “pesque e solte”, disputada por equipes formadas por no mínimo dois e no máximo três pescadores, tanto homens quanto mulheres, cuja pontuação se dá pelo número de pontos por centímetros da espécime pescada, estipulada em regulamento. O objetivo foi estimular e divulgar o potencial turístico do município, incentivar a prática da pesca esportiva no médio norte mato-grossense, promover o lazer e a integração entre os amantes da pesca, assim como a educação ambiental e o combate às ações predatórias contra a ictiofauna.
O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, e da ADTUR – Associação do Desenvolvimento do Turismo de Eventos, em parceria com o Rotary Clube de Lucas do Rio Verde, e apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Empaer.