Após conseguir uma difícil classificação para o mata-mata da Copa Libertadores da América, o Santos está pronto para iniciar a sua trajetória na fase decisiva da competição. Isto porque o Peixe enfrenta o América (México) nesta quarta-feira, às 20h50, na Vila Belmiro, no jogo de ida entre as duas equipes pelas oitavas de final da Libertadores.
O objetivo dos santistas é derrotar os mexicanos por uma boa margem de gols, atuando em casa, para poder jogar com mais tranquilidade a partida de volta, a princípio marcada para a próxima terça, em Querétaro (México). A cúpula alvinegra ainda tenta, junto à Conmebol, transferir a data do confronto entre os dois times para a próxima quarta.
“Vai ser um jogo muito complicado, pois todo jogo de Libertadores é extremamente difícil. Agora, contra o América (México), não vai ser diferente. No entanto, confio na nossa equipe. Temos jogadores que resolvem as partidas e, se o nosso time estiver atento durante os 90 minutos, iremos fazer um bom jogo contra os mexicanos”, disse Neymar.
Com três gols marcados no principal torneio de clubes das Américas, a Joia é o grande trunfo dos santistas para bater os mexicanos. Ciente da responsabilidade, Neymar garantiu não se intimidar com a pressão e esperar corresponder dentro de campo, realizando uma grande apresentação diante do América-MEX.
“Não importa se é contra o América-MEX, eu sempre entro para ganhar. Para mim não muda nada. A cobrança e a responsabilidade não me assustam. É mais uma partida em que eu tenho de ajudar o meu time a ganhar. Espero ser feliz contra o América e que as coisas aconteçam naturalmente, para vencermos mais um jogo importante”, ponderou o camisa 11 do Santos.
O técnico Muricy Ramalho deve contar, pela terceira vez consecutiva, com a sua equipe considerada titular. A única dúvida era o lateral esquerdo Léo que, com dores no joelho esquerdo, deixou o duelo com a Ponte Preta, no sábado, pelas quartas de final do Campeonato Paulista, mas está recuperado e à disposição do treinador. As baixas de Muricy são os atacantes Maikon Leite e Diogo, lesionados – Diogo não poderá mais atuar nesta Libertadores.
Já no América-MEX, que disputou dois mata-matas de Copa Libertadores contra o Peixe na história – em duas quartas de final, sendo eliminado em 2007 e superando os alvinegros em 2008 -, a expectativa é de conquistar um bom resultado na Vila.
Para o goleiro e capitão do time mexicano, Ochoa, o Santos é um grande adversário e o time terá de saber jogar bem taticamente para segurar os donos da casa. “Devemos estar bem posicionados contra eles, buscar preencher os espaços e neutralizar o adversário. É importante não sofrermos gols e seria fundamental marcar (tentos) como visitante”, afirmou.
Ochoa lembrou que os mexicanos irão decidir a vaga às quartas de final da Libertadores como mandante e é nisso que a sua equipe aposta para eliminar o Peixe. “É preciso ser muito inteligente nos dois jogos. Sabemos que os times brasileiros são sempre difíceis e temos de ser cautelosos. Temos a vantagem de jogar a segunda partida no México, em Querétaro, com o grande apoio do nosso torcedor”, comentou.
O técnico da equipe, Carlos Reinoso, também deve escalar a sua força máxima contra os santistas. O América-MEX possui um brasileiro no seu time titular: o volante Rosinei, ex-Corinthians.