Com bela exibição, o Vasco goleou por 3 a 0 o Náutico, nesta quarta-feira, nos Aflitos, e ficou muito próximo da classificação pelas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Com gols de Dedé, Alecsandro e Bernardo, os cariocas vão para São Januário podendo perder por dois gols de diferença na próxima semana.
Os cruz-maltinos só não foram superiores aos donos da casa nos primeiros minutos de jogo. No entanto, tão logo equilibraram as ações, passaram a criar boas chances de gol. Depois de perder muitas oportunidades, os visitantes abriram o placar com o zagueiro Dedé, que aproveitou cobrança de escanteio.
O segundo gol aconteceu no início da etapa final. Éder Luís cruzou rasteiro para Alecsandro tocar para a rede pernambucana. O Vasco ainda desperdiçou mais chances e deu números finais ao placar nos acréscimos, com Bernardo, em cobrança de falta.
O jogo – O Náutico iniciou o confronto tentando contar com a vantagem de atuar em casa. Com menos de um minuto, a bola foi levantada na área cruz-maltina e Bruno Meneghel cabeceou. No entanto, o goleiro Fernando Prass se esticou e espalmou para tirar o perigo. No lance seguinte, novo cruzamento na área do Vasco e o lateral-direito Derley finalizou mal.
O Vasco também buscava o ataque e criou sua primeira boa chance aos cinco minutos. Allan passou Éverton na direita e tocou para Éder Luís. O atacante tentou um toque para ajeitar o chute, mas foi travado pela zaga pernambucana.
Com a partida equilibrada, o Vasco passou a ter mais facilidade em chegar ao ataque. Aos 11 minutos, após cobrança de falta de Felippe Bastos para a área do Naútico, o zagueiro Dedé cabeceou e a bola foi na trave esquerda de Douglas. Com o controle do jogo, os cruz-maltinos foram tomando conta do meio-de-campo e quase abriram o placar aos 16. Felipe deu belo passe para Diego Souza. O meia ficou de frente para Douglas, mas quando concluiu, o goleiro já havia abafado o chute e a bola foi para escanteio.
A partida seguia aberta com as duas equipes buscando o gol. O Vasco era melhor e teve outra chance aos 20 minutos. O lateral-esquerdo Ramon tentou o chute, mas pegou errado. O atacante Alecsandro se esticou para pegar a bola, mas só raspou e colocou para fora. A resposta do Náutico veio dois minutos depois. Após cruzmento, a bola chegou no atacante Ricardo Xavier. Ele dominou, mas quando foi chutar foi travado pela zaga carioca e acabou colocando por cima do gol de Fernando Prass.
Os visitantes permaneciam melhor em campo e dominava as ações do jogo. O Vasco criou mais uma oportunidade aos 27 minutos. Diego Souza tabelou com Alecsandro e recebeu dentro da área. O meia tentou chutar de primeira, mas pegou errado e viu a bola sair pela linha de fundo. Dois minutos depois foi a vez de Alecsandro ser lançado e chutar cruzado. A bola bateu na zaga e saiu em escanteio.
De tanto insistir, o Vasco conseguiu abrir o placar aos 31 minutos. Após escanteio cobrado por Diego Souza, o zagueiro Dedé subiu mais que a zaga e cabeceou para o gol. A bola ainda bateu no traveu e entrou na rede pernambucana.
Mesmo depois do gol, os cariocas permaneceram superiores em campo e aumentaram a posse de bola. O Vasco teve duas grandes chances antes do fim do primeiro tempo. Aos 38 minutos, o volante Felippe Bastos arriscou de longe e acertou a trave esquerda de Douglas.
Quatro minutos depois, o lateral esquerdo Ramon quase fez um lindo gol. O cuz-maltino passou pela marcação e tocou por cima do goleiro Douglas. No entanto, o zagueiro Wescley conseguiu tirar o que seria o segundo gol dos visitantes. Com isso, os visitantes foram para o intervalo com a vantagem no placar.
Assim como na etapa inicial, o Náutico começou o segundo tempo tentou impor uma pressão. No entanto, quem marcou foi o Vasco em sua primeira chance. Logo com seis minutos, Éder Luís foi foi lançado pela direita e cruzou rasteiro para a área. O atacante Alecsandro só teve o trabalho de tocar para a rede pernambucana. A bola ainda bateu no goleiro Douglas antes de entrar.
O novo revés foi sentido pelo Náutico, que parou de atacar e viu o Vasco voltar a dominar as ações do jogo. Os cruz-maltinos quase ampliaram aos 14 minutos. O lateral-direito Allan tabelou com Éder Luís e recebeu dentro da área. O jogador tocou de primeira já sem goleiro, mas colocou a esquerda da trave dos donos da casa.
O Náutico só criou boa chance aos 17 minutos. Eduardo Ramos fez boa jogada pela direita e ao tentar cruzar viu Fernando Prass antecipar para tirar o perigo.
Após um período com a partida sendo disputada em ritmo lento, as duas equipes quase marcaram. Aos 25 minutos, Diego Souza foi lançado e ficou de frente para Douglas. Em vez de finalizar, o meia tentou rolar para Alecsandro, mas a zaga afastou o perigo. A resposta do Náutico veio no lance seguinte. O lateral-esquerdo Airton passou pela marcação e chutou. A bola bateu em Fernando Prass e bateu na trave direita para desespero da torcida nos Aflitos.
Com a chegada do fim da partida, o Náutico desanimou de vez e ainda viu Bernardo perder um gol feito. Além disso, os donos da casa tiveram o volante Élton expulso, após cometer falta em Leandro. Nos acréscimos, Bernardo cobrou falta com categoria e deu números finais em Recife.