O alemão Sebastian Vettel venceu o Grande Prêmio da Malásia, realizado na manhã deste domingo. Sem correr riscos, o piloto da Red Bull liderou a prova de ponta a ponta e repetiu a vitória tranquila conquistada na Austrália. Já o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, terminou entre os cinco primeiros.
Pole position da prova, Vettel não teve sua posição ameaçada em nenhum momento. Na Malásia, o alemão de 23 anos, atual campeão do mundo, conquistou sua 12ª vitória, a quarta consecutiva, em 65 corridas. No total, o jovem contabiliza 21 pódios e 431 pontos, 50 deles nesta temporada.
Entre os brasileiros, Felipe Massa terminou na quinta colocação, na frente do espanhol Fernando Alonso, seu companheiro na Ferrari, apesar de ser atrapalhado por uma falha da equipe no primeiro pit stop. Já Rubens Barrichello, da Williams, abandonou com problemas no câmbio.
No volante da McLaren, o inglês Jenson Button chegou na segunda colocação, seguido pelo alemão Nick Heidfeld, da Renault. Desta forma, as equipes que subiram ao pódio na Austrália repetiram o feito na Malásia, já que na prova anterior o inglês Lewis Hamilton e o russo Vitaly Petrov terminaram entre os três primeiros.
Em função do desgaste dos pneus fabricados pela Pirelli, nova fornecedora de compostos da categoria, boa parte dos pilotos fez, pelo menos, três paradas nos boxes. Os competidores usaram a asa traseira móvel com frequência e a corrida registrou algumas boas brigas por posições. A próxima etapa do campeonato será realizada na China, no domingo que vem.
A Prova – A largada do Grande Prêmio da Malásia foi movimentada. Felipe Massa começou na sétima posição e Fernando Alonso, na quinta. Logo nos primeiros metros, o brasileiro assumiu o sexto posto e o espanhol ficou para trás. Já Rubens Barrichello manteve a 15ª colocação.
Sem correr grandes riscos, Sebastian Vettel defendeu a pole position com sucesso. Nick Heidfeld, por sua vez, protagonizou uma grande largada e saltou do sexto para o segundo lugar. Assim, Lewis Hamilton caiu do segundo para o terceiro posto.
Na quarta volta, após sofrer um toque, Barrichello visitou os boxes para trocar os pneus e caiu para o último lugar. Em seguida, Massa tomou o quinto posto do russo Vitaly Petrov. Na sequência, Alonso fez o mesmo. Enquanto Hamilton tentava ameaçar Heidfeld, Vettel abria vantagem na ponta.
Na 11ª volta, o australiano Mark Webber, que caiu do terceiro para o 10º posto, foi para os boxes da Red Bull e a chuva ameaçou o circuito com algumas gotas. No 14º giro, o líder Sebastian Vettel parou. Massa fez o mesmo e, em função de um problema na roda dianteira esquerda, perdeu preciosos segundos. Na reconfiguração das posições após a primeira rodada de pits, o brasileiro caiu para sétimo.
Heidfeld também teve problemas no box e desceu para o quinto lugar. Alonso passou a andar rápido, ultrapassou o inglês Jenson Button e assumiu a terceira colocação. Na 25ª volta, Rubens Barrichello deixou a disputa e o líder Sebastian Vettel parou para nova troca de pneus.
Após a segunda rodada de pits, Alonso sofreu uma queda de performance e cedeu o terceiro lugar para Button. Em sua terceira parada, na 38ª volta, Hamilton demorou nos boxes. Button parou no giro seguinte e, após um bom trabalho da equipe, conseguiu voltar na frente do companheiro de equipe, assumindo o segundo lugar.
Na 45ª volta, Fernando Alonso partiu para cima do desafeto Lewis Hamilton em busca da terceira colocação. Ambos travaram uma bela briga pela posição, mas, na tentativa de passar, o espanhol tocou o pneu do britânico, sofreu danos do lado esquerdo da asa dianteira e precisou voltar aos boxes para trocar a peça.
Com o incidente de Alonso, Heidfeld e Massa avançaram. A partir da 49ª volta, Webber se aproximou do brasileiro e passou a disputar a quinta posição, conquistada no giro seguinte. Na 52ª volta, Heidfeld partiu para cima de Hamilton, tomou o posto e garantiu seu lugar no pódio. Em seguida, o inglês foi para os boxes e Massa recuperou a quinta colocação.
Confira o resultado final do Grande Prêmio da Malásia:
1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a 1h37min39s832
2: Jenson Button (ING/McLaren) – a 3s261
3: Nick Heidfeld (ALE/Renault) – a 25s075
4: Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 26s384
5: Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 36s958
6: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 37s248
7: Lewis Hamilton (ING/McLaren) – a 49s957
8: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) – a 1min07s239
9: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – a 1min24s896
10: Paul Di Resta (ESC/Force India) – a 1min31s563
11: Adrian Sutil (ALE/Force India) – a 1min45s000
12: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 1 volta
13: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) – a 1 volta
14: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) – a 1 volta
15: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) – a 1 volta
16: Timo Glock (ALE/Virgin) – a 2 voltas
17: Vitaly Petrov (RUS/Renault) – a 4 voltas
Não completaram
Vitantonio Liuzzi (Hispania)
Jerome D"Ambrosio (Virgin)
Jarno Trulli (Renault)
Sergio Perez (Sauber)
Rubens Barrichello (Williams)
Narain Karthikeyan (Hispania)
Pastor Maldonado (Williams)