O São Paulo se classificou para as oitavas de final da Copa do Brasil, este noite. No mesmo gol da Arena Barueri em que marcou pela 100ª vez, Rogério Ceni desperdiçou um pênalti ao tentar a chamada cavadinha, mas o time da casa, com um homem a mais, venceu por 2 a 0.
Sem correr riscos, o São Paulo sufocou o Santa Cruz no primeiro tempo. Depois de sair na frente com Rhodolfo, o time ainda desperdiçou algumas boas oportunidades. No segundo tempo, Ilsinho marcou o gol da classificação e Lucas recebeu o cartão vermelho.
Além de garantir a classificação, o São Paulo quebra um jejum significativo. A equipe não ganhava um mata-mata depois de perder o primeiro jogo desde que bateu o Estudiantes-ARG nas quartas de final da Libertadores-2006. Em seguida, perdeu cinco séries levando em conta jogos pelo torneio continental e pelo Campeonato Paulista.
Nas oitavas de final da Copa do Brasil, o São Paulo enfrenta o Goiás. Antes, na penúltima rodada do Campeonato Paulista, duela com o Noroeste no próximo domingo, em Bauru. Fora do torneio nacional, o Santa Cruz volta suas atenções para o jogo diante do Vitória-PE, pelo Pernambucano, também no domingo, no Arruda.
Com sua torcida presente em bom número, o São Paulo dominou o jogo desde o apito inicial e abriu o placar logo aos 9 minutos. Em cobrança de falta da intermediária, o atacante Dagoberto levantou dentro da área para cabeçada certeira do zagueiro Rhodolfo.
Embalado, o Tricolor manteve o domínio das ações sem correr qualquer tipo de risco no campo de defesa. Apesar da marcação individual de Everton Sena em cima de Lucas, o São Paulo criou algumas boas chances, especialmente com o próprio meia e com o polivalente Jean em duas jogadas pela direita, mas não conseguiu marcar.
Em um lance infantil, o zagueiro André Oliveira cometeu pênalti em cima de Dagoberto no momento em que o goleiro Tiago Cardoso já estava com a bola dominada. Aos 44 minutos do segundo tempo, Rogério Ceni tentou uma cavadinha no meio do gol e viu a defesa do adversário.
Com a entrada do zagueiro Thiago Pereira na vaga do atacante Landú no intervalo, o Santa Cruz voltou para o segundo tempo com a defesa recomposta. Com um homem a mais em campo, Paulo César Carpegini promoveu as entradas de Ilsinho e William José nos lugares de Casemiro e Alex Silva.
As alterações promovidas pelo comandante são-paulino surtiram efeito aos 27 minutos do segundo tempo. Após tabelar com William José, Ilsinho invadiu a área pelo lado direito e fuzilou o goleiro Tiago Cardoso para marcar o gol que garantiu a classificação dos donos da casa.
Após marcar o segundo gol, o São Paulo soube como controlar a partida com eficiência. Sete minutos antes do final do tempo regulamentar, Renatinho cometeu falta dura em cima de Ilsinho e recebeu o cartão vermelho. Nos minutos finais, Everton Sena e Lucas foram expulsos. Irado, o meia foi contido por Carpegiani dentro do gramado.