O Mixto tentou até o começo da noite de ontem convencer o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBF a autorizar o atacante argentino Santiago Bianchi a atuar no Campeonato Estadual. O jogador teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF apenas na quarta-feira, dia 30 – cinco dias após o prazo final estipulado pela FMF.
Mas, o clube tentava reverter a situação apostando numa jurisprudência com o América de Minas Gerais. Na ocasião o advogado Oswaldo Cestário provou ao STJD que a culpa pelo atraso na regularização não era do clube. Bianchi não foi regularizado até o prazo exigido no regulamento do campeonato por causa de sua transferência internacional do futebol italiano para o mato-grossense, não ter chegado a tempo no Brasil. Porém, já estava inscrito na Federação, aguardando apenas o BID.
A diretoria alvinegra enviou o ex-diretor do clube Orlando de Oliveira Antunes ao STJD. Um dos usados foi o direito da "retroatividade", pelo fato de o Mixto ter entrado com o pedido de legalização do jogador "bem antes" do prazo final estipulado pelo regulamento – o que isenta o clube mato-grossense de qualquer culpa. Mas, até o fechamento desta edição, por volta das 18h de Brasília, o STJD ainda não havia se pronunciado.
O time
No coletivo de ontem, o técnico Arildo Berdum praticamente definiu a equipe titular do Mixto para o primeiro jogo diante do Barra do Garças neste domingo, às 15 horas. Após várias experiências durante a semana, ele deve optar pelo retorno do meia Adriano no lugar do atacante Furlan, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
O jogador provou que está totalmente recuperado da lesão que o tirou por vários jogos durante o Estadual. Com isso, o meia Jeférson Lima será adiantado para formar a dupla de ataque com Ernandis. Para Arildo Berdum, o jogo de ida pode ser decisivo para as duas equipes caso o resultado tenha um vencedor com um placar acima de dois gols.
Cuiabá
Véspera de iniciar decisão por vaga à fase semifinal do Campeonato Estadual, o Cuiabá não está definido para o jogo de ida contra Rondonópolis Esporte Clube (REC) neste domingo, às 18h, no estádio Luthero Lopes. Não fugindo de sua própria regra, o técnico Ary Marques tenta dificultar o máximo para não dar pistas sobre a formação titular. Seu maior problema está na definição de quem será o parceiro de Fernando, artilheiro do Mato-grossense com oito gols marcados, no ataque. São três jogadores brigando por um lugar ao lado do ex-jogador do Mixto: Douglas, Moreno e o recém-chegado Tozin, todos eles com dois gols marcados no torneio.
Certa mesmo é entrada do volante Amaral no lugar de Natan, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo no empate em 2 a 2 com o Luverdense na semana passada.