O ataque é o maior problema do técnico do Mixto, Arildo Berdum, para o primeiro compromisso válido pela segunda fase do Campeonato Mato-grossense diante do Barra do Garças neste domingo à tarde, no Dutrinha. A questão é que pela primeira vez no Estadual o atacante Furlan desfalcará a equipe.
Ao longo da primeira fase do torneio, o jogador se tornou a principal referência no ataque. Em dez jogos disputados até agora, Furlan já balançou as redes três vezes, ficando só atrás do zagueiro e artilheiro do time no Estadual, Kal, autor de quatro gols, três deles marcados de bola parada.
Sem opção para o setor, Berdum começa a estudar outras saídas para suprir a ausência de um dos jogadores mais técnicos do time. Uma das alternativas é improvisar o meia-atacante Jeferson Lima ao lado de Ernandes, com o argentino Enzo Bruno ganhando oportunidade entre os 11 titulares. Outra alternativa é dar nova oportunidade a Juninho, que iniciou o Campeonato Mato-grossense como titular formando dupla com o próprio Furlan na época do técnico Luís Casão.
Juninho deixou de ser titular com a chegada de Arildo Berdum e com a regularização de Ernandes, que hoje atua como fixo dentro da área adversária. Por sua vez, o atacante é velocista, mesma característica de Furlan.
A boa novidade no dia de ontem no Alvinegro da Vargas foram as liberações dos jogadores lesionados, o meia Adriano, que já vem treinando com bola, o lateral-direito Buiú e o volante Felipe. O zagueiro Ataliba também já está liberado após ter cumprido suspensão na vitória de 4 a 2 sobre o Sinop.
Se recuperar a forma física e ganhar ritmo de jogo até um dia antes do jogo, Adriano também é cotado a entrar no time titular. Ele, além de ser articular das jogadas ofensivas, encosta bem no ataque. Deixou a titularidade por conta de lesão muscular.
O assunto dispensa ainda ronda o ambiente do Alvinegro da Vargas. A diretoria ainda não se decidiu se irá liberar ou não alguns jogadores antes dos jogos decisivos com o Barra do Garças. Um dos empecilhos seria a falta de recurso para pagar a rescisão contratual dos atletas a serem dispensados.
Mas alguns profissionais se anteciparam e pediram para ir embora. Foram os casos dos volantes Marcinho e Emerson. Eles deixaram o clube no dia de ontem. Outro que pode deixar o Mixto a qualquer momento é o atacante argentino Santiago Bianchi, que aguarda ser regularizado na Federação Mato-grossense de Futebol (FMF). Ele irá completar um mês em Cuiabá e ainda não atuou.