O São Paulo encontrou mais dificuldades do que se esperava, mas derrotou nesta quinta-feira o Ituano por 2 a 0, no Morumbi, e assumiu a ponta do Campeonato Paulista. Jean, com um golaço na primeira etapa, e Dagoberto, após rápido contragolpe no segundo tempo, anotaram os tentos do Tricolor.
A equipe do Morumbi agora soma 25 pontos e conta com os critérios de desempate para ficar na primeira colocação do Estadual. Com a mesma pontuação que Corinthians, Palmeiras e Santos, o São Paulo leva vantagem por ter oito vitórias na competição, contra sete dos rivais. O Ituano, por sua vez, fica com 11 pontos ganhos, na 15ª colocação.
O Tricolor volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), quando recebe o Santo André no Morumbi. No mesmo dia, mas às 18h30, o Ituano enfrenta a Portuguesa.
O jogo – O São Paulo começou a partida pressionando seu adversário e não demorou a assustar o goleiro do Ituano. Aos nove minutos, Lucas recebeu de Jean na entrada da área e chutou com a perna esquerda para boa defesa de Marcelo Bonan, que ainda viu a bola bater no travessão antes de sair pela linha de fundo.
Aos poucos, no entanto, o Ituano achou a forma de parar o Tricolor. Com nove jogadores atrás da linha da bola, o time visitante povoou o meio-campo e impediu a troca rápida de passes dos velozes meias são-paulinos.
Depois de posicionar sua defesa, o Ituano passou a se arriscar no ataque. Aos 19 minutos de jogo, Anderson Sales bateu escanteio e deu trabalho para Rogério Ceni, que se esforçou para impedir o gol olímpico.
Mesmo com dificuldades de furar a defesa adversária, o São Paulo conseguiu abrir o placar em grande jogada de Jean. O volante carregou a bola pela intermediária em velocidade e com a perna esquerda bateu com força para acertar o ângulo do goleiro Marcelo Bonan, aos 40 minutos.
O São Paulo voltou para o segundo tempo e demorou pouco para aumentar sua vantagem. Aos quatro minutos, Lucas partiu no contra-ataque e achou Willian José dentro da área. O centroavante mostrou calma e rolou para a direita, onde Dagoberto apareceu e mandou para o gol.
Com um futebol mais veloz do que na primeira etapa, o Tricolor seguiu comandando as ações da partida, principalmente em jogadas armadas por Lucas. Aos 16, ele arrancou e bateu bem com a direita, para defesa do goleiro adversário.
O São Paulo diminuiu seu ritmo e tomou um susto, aos 27 minutos. Medina caiu pela ponta direita e conseguiu efetuar o disparo, que desviou nas costas de Miranda e explodiu no travessão de Rogério Ceni, que apenas observava o lance.
O Ituano ainda tentou pressionar no restante da segunda etapa, mas a desorganização do setor ofensivo da equipe impediu que a defesa são-paulina sofresse risco real. Sendo pouco agredido o São Paulo quase marcou o terceiro com Lucas, no fim, mas saiu do Morumbi com a vitória e a primeira colocação do Campeonato Paulista.