Após anunciar que a tendência era o Corinthians se desligar do Clube dos 13, o presidente Andrés Sanchez enviou uma carta ao mandatário da entidade, Fabio Koff, oficializando o rompimento. O chefe dos alvinegros alega irresponsabilidade do C13 na condução das negociações dos direitos televisivos para os próximos três campeonatos brasileiros.
Andrés citou uma ligação feita pelo diretor-executivo Ataíde Gil Guerreiro para um alto executivo de uma das emissoras de televisão concorrentes, no meio das discussões, para provar que o processo não está sendo conduzido com "isenção e macula, de forma indelével, a lisura dos trabalhos que estão sendo realizados".
O presidente do Timão também lamenta a contratação de profissionais irregulares nos últimos cinco anos, e de uma dívida de R$ 5 milhões, além de lamentar a falta de transparência nas contas da entidade, reclamando o não envio de balancetes mensais aos membros.
Nesta quarta-feira, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco assinaram uma nota oficial informando que não vão mais negociar os direitos de transmissão por meio do C13, mas separadamente. Nesta quinta-feira, às 11h (Brasília), os presidentes dos grandes clubes cariocas darão uma entrevista coletiva no Rio de Janeiro.
Veja a carta do presidente Andrés Sanchez na íntegra:
Ao Clube dos 13
Aos cuidados do presidente Fabio Koff
Prezado Fabio Koff,
Desde meados do ano passado, o Sport Club Corinthians Paulista vem tentando obter esclarecimentos sobre as demonstrações financeiras do Clube dos 13. Foram necessárias duas solicitações para que a direção desta entidade prestasse algumas explicações sobre essas contas, valendo notar ser sua obrigação enviar mensalmente a todos os seus associados o balancete.
Fomos surpreendidos com uma série de desmandos administrativos praticados pela direção do Clube dos 13 que já geraram para entidade um passivo transitado e julgado superior a R$ 5 milhões de reais e um potencial passivo trabalhista de proporções ainda maiores face a contratações de profissionais de nível gerencial de forma irregular no mínimo ao longo dos últimos 5 anos
Em diversas ocasiões, deixamos claro nosso propósito de nos desligarmos do Clube dos 13 por diversas razões, e só não o fizemos porque entendíamos haver uma chance de, através de um diálogo construtivo entre todos os clubes associados, encontrarmos um modelo democrático e transparente de gestão para a associação.
Fatos recentes, entretanto, evidenciaram nosso erro de avaliação. A forma irresponsável com que alguns membros da diretoria do Clube dos 13 e seu diretor executivo conduziram o processo de elaboração da concorrência com o propósito de aquisição e direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Profissional a partir do ano de 2012 é, no mínimo, danosa aos interesses do Corinthians e dos demais clubes que integram a elite do futebol brasileiro.
O simples fato de durante a reunião de ontem da comissão de negociação do Clube dos 13 e seu diretor executivo, no meio das discussões, ter ligado para um alto executivo de uma das emissoras concorrentes para saber o que ele achava de uma deliberação que estava em discussão (confirmado por dois membros da comissão de televisão) e iria ser votada demonstra que esse processo não está sendo conduzido com isenção e macula, de forma indelével, a lisura dos trabalhos que estão sendo realizados.
Em assim sendo, o Corinthians comunica que a partir de hoje se desliga do Clube dos 13 e conduzirá as negociações diretas com as empresas interessadas em adquirir os direitos de transmissão de seus jogos pelo Campeonato Brasileiro de Futebol a partir do ano de 2012.
Atenciosamente,
Andrés Navarro Sanchez
Presidente do Sport Clube Corinthians Paulista