Após entregar a Taça das Bolinhas para o São Paulo, na segunda-feira passada, ratificando o Sport como único campeão brasileiro de 1987, a Confederação Brasileira de Futebol voltou atrás e reconheceu o título nacional do Flamengo na mesma temporada, transformando o clube carioca no primeiro pentacampeão do país. Após uma reunião entre a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, e o mandatário da entidade, Ricardo Teixeira, no Rio de Janeiro, a CBF decidiu que novos argumentos a convenceram. "Esse é um dia histórico para o Flamengo. Quero homenagear todos os jogadores da campanha de 87 e o técnico Carlinhos. Vocês são agora os legítimos campeões de 87, e o Flamengo tem de direito seis títulos de campeão brasileiro", comemorou Patrícia Amorim.
A Taça das Bolinhas, dada pela Caixa Econômica Federal, seria entregue ao primeiro pentacampeão brasileiro em anos alternados, ou ao clube que se tornasse tricampeão seguido. O troféu foi para o São Paulo graças aos títulos de 1977, 1986, 1991, 2006 e 2007. O rubro-negro foi campeão em 1980, 1982, 1983, 1992 e 2009 e agora teve o título de 1987 reconhecido.
A Copa União de 1987 foi organizada pelo Clube dos 13, com os times de maior torcida do país, mas posteriormente a CBF decidiu propor um quadrangular entre os vencedores do módulo verde, Flamengo e Internacional, com os melhores do módulo amarelo, Sport e Guarani.
Os cariocas e os gaúchos se recusaram a jogar, mas houve duas partidas entre o Leão da Ilha e o Bugre, sagrando o time pernambucano campeão, com uma vitória e um empate.