O São Paulo demonstrou nesta quarta-feira que não se abalou com a ausência na Libertadores e estreou com brilho na Copa do Brasil. Sem sofrer qualquer susto durante o jogo inteiro, o Tricolor venceu o Treze-PB por 3 a 0 e, assim, garantiu a classificação antecipada para a próxima fase.
O técnico Paulo César Carpegiani contou com noite inspirada do garoto Lucas, que retornou da seleção brasileira Sub-20 e atuou bem durante o primeiro tempo, sendo substituído depois do intervalo. Mas os dois primeiros gols foram marcados por outra estrela do jogo: Dagoberto.
Já na etapa complementar, Fernandinho deu números finais ao placar. Com o resultado, o Treze deu adeus a uma invencibilidade de 39 partidas no estádio Amigão, em Campina Grande, e ainda se despediu da competição.
O Tricolor, por sua vez, voltou a disputar a Copa do Brasil, o que não fazia desde 2003, já que participou de sete edições seguidas da Libertadores. Agora, o clube paulista busca o título inédito na competição.
O São Paulo volta a campo na noite de sábado, quando enfrentará o Bragantino, no Morumbi, pelo Campeonato Paulista. Na próxima fase da Copa do Brasil, o Tricolor encara o ganhador de Corinthians-RN e Santa Cruz.
O jogo: Em noite inspirada de Lucas e Dagoberto, o São Paulo demonstrou desde o início a vontade de liquidar a fatura logo no primeiro jogo diante do Treze. Com isso, depois de uma forte pressão nas jogadas iniciais, o Tricolor abriu o placar diante de um adversário assustado, aos 10. Lucas aproveitou vacilo da defesa, avançou para a área, driblou André Lima e cruzou rasteiro para Dagoberto chutar forte, sem qualquer chance de defesa ao goleiro.
O time de Carpegiani seguiu mais perigoso e acabou sendo parado apenas com faltas na intermediária. Assim, o Treze só chegou ao ataque aos 21 minutos, quando Rogério Ceni defendeu finalização de Raniere. Mas nem as infrações impediram o Tricolor de ampliar a vantagem.
Aos 26, Juan apareceu em velocidade pela esquerda e cruzou na medida para Dagoberto cabecear para as redes, fora do alcance do goleiro. Logo no lance seguinte, o camisa 25 girou na área e exigiu boa defesa de Marcelo Galvão.
Ainda no primeiro tempo, Fernandinho teve duas oportunidades. Na primeira delas, depois de jogada de Lucas, o atacante chutou rente à trave, perdendo boa chance. Pouco depois, Fernandinho soltou um foguete para carimbar o travessão.
No intervalo, Marcelo Vilar tentou reorganizar o Treze, colocando Anderson e Laércio Santos nas vagas de Raniere e Laércio. Mas o treinador não teve nem tempo de ver a nova postura de sua equipe.
Logo aos dois minutos da etapa complementar, Dagoberto fez a assistência para Fernandinho, que foi mais rápido que a defesa na corrida e tocou na saída do goleiro Marcelo Galvão. Com o placar adverso, o time paraibano se lançou ao ataque, mas sem qualquer organização. Assim, o time da casa só conseguiu ameaçar aos 17 minutos, quando Rogério Ceni espalmou o chute de Cléo.
O meia Lucas, que acaba de voltar da seleção Sub-20, deixou transparecer o cansaço e o São Paulo passou a administrar o resultado. Carpegiani, então, decidiu poupar o garoto, colocando Marlos em seu lugar. Já Dagoberto deixou o gramado para a entrada de Marcelinho Paraíba.
E o São Paulo não enfrentou dificuldades para segurar qualquer esboço de reação do Galo da Borborema até o apito final do árbitro em Campina Grande.