Na estreia de Ronaldinho com a camisa do Flamengo, quem brilhou foi o atacante Wanderley, que saiu do banco de reservas para marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu, nesta quarta-feira, pela Taça Guanabara. O resultado praticamente classificou o rubro-negro para as semifinais da competição. Já o time da Baixada Fluminense perdeu a invencibilidade no campeonato e ficou longe de avançar no grupo A.
O jogo foi muito disputado, com o Nova Iguaçu assustando em vários momentos a torcida do Flamengo e marcando forte a equipe rubro-negra. O gol da vitória aconteceu aos 40 minutos, quando Wanderley aproveitou o rebote do goleiro Diogo Silva para colocar a bola para a rede.
Na próxima rodada, o Flamengo pode definir sua classificação para as semifinais contra o Boavista, no domingo, em Macaé. No dia anterior, o Nova Iguaçu vai até Resende precisando da vitória para manter o sonho de avançar para as finais da Taça Guanabara.
O jogo – A partida começou em ritmo acelerado, com o Nova Iguaçu marcando forte o Flamengo em seu campo de defesa. Tanto que a primeira boa chance de gol foi do time da Baixada Fluminense aos dois minutos. Após cruzamento da direita, Maycon cabeceou, mas a bola passou a esquerda do gol de Felipe.
A estrela da noite, Ronaldinho Gaúcho tocou pela primeira vez na bola aos três minutos, mas o passe foi errado. Dois minutos depois, o estreante cobrou falta de forma parecida ao do gol na Copa do Mundo de 2002, contra a Inglaterra. No entanto, o goleiro Diogo Silva estava atento e fez a defesa sem problema.
Melhor em campo, o Nova Iguaçu perdeu chance incrível aos nove minutos. Em um contra-ataque rápido, Willian Barbio tocou para Alex Faria, de frente para Felipe. Só que o meia finalizou errado, para fora, para desespero dos companheiros. O primeiro chute com mais perigo do Flamengo aconteceu aos 13, com Deivid, mas Diogo Silva espalmou para fora da área.
Com o passar do tempo, o Flamengo foi dominando o jogo e mantendo a posse de bola no campo de ataque. Aos 19 minutos, Léo Moura recebeu lançamento pela direita e cruzou rasteiro. A zaga tirou mal a bola, que sobrou para Vander, mas o meia chutou em cima de Diogo Silva.
Após a parada técnica, a partida ficou mais equilibrada, com as duas equipes buscando o ataque, mas sem sucesso. As principais chances aconteceram em chutes de longa distância para fora. Ronaldinho Gaúcho buscava participar do jogo, mas pecava nos passes.
O jogo só voltou a ter emoção aos 37 minutos. Ronaldinho Gaúcho cobrou falta na entrada da área no ângulo, mas Diogo Silva pulou com estilo e espalmou a bola para escanteio. Três minutos depois, o Flamengo teve nova chance. Léo Moura cruzou rasteiro para a área, a bola passou por baixo de um zagueiro e quase seu companheiro colocou para a própria rede ao tocar para escanteio.
Nos minutos finais, o Flamengo voltou a tentar pressionar o Nova Iguaçu, mas não conseguiu chegar com perigo ao gol. Com isso, a partida foi para o intervalo com o empate sem gols.
Na volta para o segundo tempo, o Flamengo veio com uma postura de buscar logo o ataque. No entanto, os rubro-negros não conseguiam sair da marcação forte do Nova Iguaçu. Com isso, aos poucos, os visitantes passaram a encaixar contra-ataques e chegar perto do gol de Felipe.
Vendo que o Flamengo não conseguia criar bons lances no ataque, o técnico Vanderlei Luxemburgo colocou no meia Bottinelli e o atacante Wanderrley. O atacante entrou e foi o responsável pelo primeiro chute com algum perigo dos rubro-negros. Aos 15 minutos, ele arriscou de fora da área e a bola passou esquerda do gol de Diogo Silva.
O panorama da partida permanecia o mesmo, mas aos 27 minutos, após cruzamento na área, a bola sobrou para o argentino Bottinelli. O meia chutou em cima de Diogo Silva, que defedeu com segurança. O lance acordou a torcida e o Flamengo, que passou a pressionar mais o Nova Iguaçu. Tanto que aos 31, Ronaldinho recebeu dentro da área e tocou para Thiago Neves. No entanto, o rubro-negro chutou por cima do gol.
A blitz rubro-negra quase surtiu efeito aos 35 minutos. Após cruzamento na área, a bola sobrou para léo Moura, que chutou de primeira e obrigou Diogo Silva a fazer defesa em dois tempos. Quando parecia que a partida terminaria empatada, o Flamengo conseguiu o gol da vitória. Aos 40 minutos, Thiago Neves foi cruzar, a bola tocou na zaga e enganou Diogo Silva, que espalmou para frente. O atacante Wanderley estava ligado e tocou para a rede para a lagria da torcida.
Nos minutos finais, o Nova Iguaçu buscou o ataque na tentativa de conseguir o empate, mas parou na zaga rubro-negra. O Flamengo passou a administrar o resultado até o apito final do árbitro.