PUBLICIDADE

Gre-Nal uruguaio tem vitória de virada do Grêmio

PUBLICIDADE

Um gol de falta, no segundo tempo, levou Bruno Collaço, lateral esquerdo do Grêmio, a ajoelhar-se e colocar a mão no rosto tamanha era a emoção. A comemoração do gremista na vitória por 2 a 1 sobre o Inter serve para mostrar que com titulares ou reservas, time A ou time B, Gre-Nal é Gre-Nal.

Os azarados da tarde/noite foram os principais homens do futebol gremista, o presidente Paulo Odone e o vice de futebol Antônio Vice Martins, e Renato Gaúcho. Um Gre-Nal do lado de lá da fronteira, em Rivera, no Uruguai, não foi suficiente para seduzi-los. O trio preferiu assistir a quinta rodada do primeiro turno do Campeonato Gaúcho nas confortáveis poltronas de suas casas.

A ausência dos principais jogadores e os altos preços cobrados pelos ingressos fizeram o evento histórico, planejado para ser grandioso, se tornar esvaziado, com cerca de 10 mil torcedores presentes em um Atílio Paiva que comporta quase 30mil torcedores.

O primeiro clássico disputado no exterior marca a vitória de número 121 do Grêmio. Melhor durante maior parte do jogo – não se assuste com a quantidade de intervenções de Muriel no relato do jogo -, o Grêmio precisou virar a partida após sair perdendo com gol de Guto, no fim do primeiro tempo. Pressionando desde o início da etapa final, o Tricolor virou com Bruno Collaço e Lins.

Os três pontos deixam o Grêmio na vice liderança do Grupo 2, com 11 pontos, um a menos que o Juventude. Os colorados caíram para o segundo posto da Chave 1. Na quarta-feira, Renato Gaúcho retorna ao comando do time contra o Liverpool, pela pré-Libertadores. O Inter volta a jogar pelo Gauchão contra o Juventude, quinta-feira, na primeira partida do elenco principal em 2011.

O jogo – Enderson Moeira, técnico do Inter, sabedor dessas características, adicionou mais um volante em seu meio-campo, Natan, adiantando Augusto para a linha de meias. O Grêmio, de Roger Machado, jogou com Diego Clementino, atacante, mais recuado.

Inevitável, o nervosismo se destacou nas primeiras ações. Maylson, ao cometer falta em Daniel, recebeu o primeiro amarelo do jogo aos cinco segundos. Um, dois, três, quatro, cinco. Rápido, assim. Apesar da advertência, a postura do meio-campista mostrava um time gremista mais saliente em relação ao oponente.

Essa postura resultou na exigência, em dois momentos, do goleiro colorado Muriel. O camisa 1 salvou chute de Diego Clementino e o cruzamento com cara de arremate de Bruno Collaço.

Após o par de lances, o equilíbrio típico de um Gre-Nal predominou, sem chances criadas, aparecendo os balões e os erros de passe. Muriel voltou a trbalhar aos 26 minutos, quando Rodrigo Moledo tocou de cabeça contra o próprio gol.

Até os 38 minutos, o Inter era estéril. Pouco chegava, no máximo nasciam lances pouco pretensiosos. Os maiores avanços ocorriam pelo lado esquerdo. Nesses avanços, sempre com Massari, o máximo que se conseguia era um escanteio. Num deles, Guto testou para dentro do gol, de maneira certeira e indefensável, no primeiro gol do centroavante na temporada.

Um único lance mexeu com o psicológico tricolor. A equipe se perdeu em campo. Tudo que os colorados não tinham feito na etapa inicial, materializaram nos sete minutos restantes. Foram três jogadas que, por pouco, não ampliaram o placar. Marcelo Grohe salvou bomba em tiro cruzado de Daniel. Guto cobrou falta rente à trave. Ricardo Goulart testou perto da meta azul.

Para os problemas de cabeça, nada melhor que uma boa conversa e uma substituição. O papo de Roger e a entrada de Willian Magrão deram ao Grêmio uma cara ainda não vista nessa equipe B, em sua terceira partida no ano.

Os gremistas não deixaram os adversários respirarem. Não permitiram que o rival entrasse no seu campo. Deram como única alternativa para os vermelhos chutões para o alto. A modificação parou o Inter.

O Tricolor empilhou oportunidades nos primeiros 20 minutos com a facilidade de se contar até dez. Muriel salvou cabeceio de Wesley, no rebote, Clementino acertou o travessão. Aos 9 minutos, Bruno Collaço igualou o confronto. Ema cobrança de falta, ele deixou o goleiro colorado imóvel como estátua em chute no canto direito.

Antes que o Inter conseguisse produzir algo efetivo, Muriel espalmou arremate de Adilson. Enquanto Willian Magrão chutou sobre o gol da risca da grande área.

Ricardo Goulart, após erro defensivo, ficou na frente de Marcelo Grohe. Não aproveitou a chance, tocando por cima. Quem não colocou para a fora a oportunidade foi Lins. Após bola espirrada pela defesa, o atacante entrou pela esquerda, chutou deslocando o arqueiro e virando um Gre-Nal histórico.

Até os 40 minutos, o Grêmio esteve superior, com Muriel precisando aparecer mais duas vezes. O Inter, no abafa, tentou algo, nos instantes finais, mas Grohe salvou cabeçada de Thiago Humberto.

Confira outros resultados deste domingo:

Pelotas 1 x 2 São José
Juventude 2 x 0 Ypiranga
Cruzeiro 1 x 2 Canoas
Porto Alegre 4 x 3 São Luiz
Veranópolis 0 x 3 Caxias

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 1 INTER

Local: Atílio Paiva, em Rivera (Uruguai)
Data: 30 de janeiro de 2011, domingo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Assistentes: Alexandre Kleiniche e José Eduardo Calza
Cartões amarelos: Maylson e Marcelo Grohe (Grêmio)

GOLS: GRÊMIO: Bruno Collaço, aos 13, e Lins aos 27 minutos do segundo tempo; INTER: Guto, aos 38 minutos do primeiro tempo;

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Vilson (Willian Magrão), Neuton e Bruno Collaço; Adilson, Mateus Magro, Mithyuê (Lins) e Maylson; Diego Clementino e Wesley (Dener)
Técnico: Roger Machado

INTER: Muriel; Daniel, Rodrigo Moledo, Ronaldo Alves e Massari; Juliano, Augusto (Wagner Libano), Ricardo Goulart (Thiago Humberto), Natan (Marinho) e Marquinhos; Guto.
Técnico: Enderson Moreira

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mixto empata com o Cuiabá pela terceira rodada do Mato-grossense

O Mixto empatou com o Cuiabá, na Arena Pantanal,...

Terceira rodada do mato-grossense começa neste sábado com dois clássicos

Três clássicos prometem agitar a terceira rodada do Campeonato...

Definidos confrontos de Luverdense e União pela Copa Verde

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela...
PUBLICIDADE