PUBLICIDADE

Projeto em Sorriso “semeia” talentos no atletismo nas Olimpíadas Escolares

PUBLICIDADE

Além da experiência esportiva, as Olimpíadas Escolares são uma competição pródiga em plantar sonhos nos jovens talentos do esporte nacional. Na etapa de 15 a 17 anos, em Cuiabá, os alunos atletas do projeto social “Sementes de Ouro”, da cidade de Sorriso, estão levando para casa momentos inesquecíveis e resultados expressivos no atletismo. A modalidade chegou ao fim na quarta-feira, mas demorará muito tempo para sair da mente destes pequenos frutos do cerrado.

Os mato-grossenses subiram ao pódio em cinco diferentes provas do atletismo. Mayara Fernandes, Raikeylaine Silva e Stefane Santos, conquistaram medalha de ouro no revezamento medley, Jéssica Almeida ficou com o bronze no lançamento de disco e prata no arremesso de peso, Ariosvaldo Nascimento levou o bronze no salto triplo e Fernando Martins ficou com o bronze no lançamento do dardo e no revezamento medley, junto com Jacson Martins ficaram com o ouro. Fernando Martins também garantiu sua vaga na delegação do Brasil no Festival Olímpico da Juventude da Austrália, de 16 a 20 de janeiro, nas mesmas instalações que receberam os Jogos Olímpicos de Sydney 2000.

Todos estes atletas fazem parte da Escolinha de Treinamento de Atletismo “Sementes de Ouro” que foi criada há quase nove anos na cidade de Sorriso, que fica à mais de 400km da capital Cuiabá, no estado do Mato Grosso. São cerca de 150 jovens atletas atendidos pelo programa, com idades a partir de oito anos até os 18 anos, todos oriundos de Escola Pública. Uma das metas do projeto é atender cerca de 500 – 1000 jovens da cidade de Sorriso.

O treinador e idealizador do projeto é o professor de Educação Física, Marcos Vieira, que também foi atleta e hoje é funcionário da prefeitura junto à secretaria de Esportes da cidade de Sorriso. “Uma das minhas preocupações principais é introduzir valores além do esporte na vida destes jovens. Quero contribuir com a formação deles como cidadãos e na educação para obter conhecimento acadêmico”, salientou Marcos, que também é psicólogo, amigo e parceiro da garotada.

O “Sementes” funciona como escolinha de treinamento e começou sem incentivo. “Iniciamos somente com a necessidade e a vontade de conduzir crianças e jovens ao esporte, de forma que não ficariam expostos à marginalização, crimes, drogas, etc. Nossa ideia é fomentar a iniciação do atletismo, revelando atletas a níveis nacionais/ mundiais”, explicou Marcos. O projeto trouxe oito atletas para as Olimpíadas Escolares de 2012, dentre eles cinco meninas e três meninos.

Hoje, o projeto possui parceria com a prefeitura do Município, do Estado, um convênio com a Confederação Brasileira de Atletismo, a partir do Projeto Novos Talentos e com uma cooperativa local. “Uma das ações encontradas para incentivar os atletas a dedicarem-se ainda mais ao esporte é fornecimento de uma alimentação adequada e uniformes, com intuito de estimular ainda mais o treinamento dos atletas”, destacou Marcos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Fluminense demonstra interesse por Pitta do Cuiabá para temporada 2025

O Fluminense teria demonstrado interesse na contratação do atacante...

Sinop classifica no estadual Sub-17 e acaba eliminado no Sub-15

Oito confrontos válidos pela última rodada da fase de...

Finalistas da Copa FMF serão definidos neste sábado

Os finalistas da Copa FMF 2024 serão decididos neste...

Técnico do Cuiabá diz que a equipe merecia vitória e Vasco ‘achou o gol’

A situação do Cuiabá ficou ainda mais dramática no...
PUBLICIDADE