O alemão Sebastian Vettel, que conquistou o terceiro melhor tempo para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, foi desclassificado pelos comissários da Fórmula 1 e largará na última posição do grid. O piloto da Red Bull parou no meio da pista e não voltou aos boxes com um litro de gasolina, como determina a regra.
Vettel obedeceu às ordens dos membros da Red Bull e justificou que não sabia o motivo orientação da equipe. “Eu não sei por que eu tive que parar. Me pediram para parar, então eu acho que havia algum problema, mas não deve ser nada importante”, contou antes do anunciou dos organizadores da categoria.
Os representantes da Red Bull foram chamados pelos comissários para dar explicações sobre a parada de Vettel. Contudo, eles ainda fizeram a medição de gasolina e detectaram que o carro do bicampeão estava irregular, com quatidade de gasolina inferior a um litro.
Com a decisão, o espanhol Fernando Alonso, que briga pelo título com piloto germânico, foi o principal beneficiado. Vettel é líder do Mundial de Pilotos com 240 pontos, o que representa uma vantagem de 13 pontos para o representante da Ferrari.