PUBLICIDADE

Mato-grossense é ouro nos 5 mil metros rasos dos Jogos Universitários

PUBLICIDADE

O mato-grossense Ademilson Santana garantiu o ouro e Leonardo Macedo ficou com o quinto lugar nos 5.000 metros rasos. Esta foi a primeira medalha de ouro nas Olimpíadas Universitárias (JUBs) 2012, em Foz do Iguaçu, para Mato Grosso.

No início da prova, com uma pista molhada por causa da chuva, ontem, os atletas tiveram muita dificuldade. Ademilson e Leonardo se mantiveram no primeiro pelotão desde o princípio. Na terceira volta, os dois abriram vantagem sobre os outros atletas, com Leonardo forçando um pouco mais e abrindo vantagem. Ademilson apenas seguiu o amigo, mantendo a respiração.

Nas últimas dez voltas, Leonardo sentiu um pouco o peso das pernas e abriu para o colega passar. Logo em seguida perdeu a terceira posição para o campeão dos 10.000 metros, Maicon Mancuso (MG), que resolveu se soltar e alcançou a primeira colocação, faltando quatro voltas. O atleta mato-grossense Ademilson não sentiu a passagem do mineiro e se manteve próximo. Os dois tornaram a disputa emocionante. Logo depois, Ademilson tornou a ser líder, mas com duas voltas para o fim, Maicon passou novamente, dando a impressão que venceria.

Após o sinal da última volta, o atleta de Araguaia esperou os últimos 300m para forçar o passo e voltar para a liderança. Com 200m para o fim, ali estava o vencedor da prova, se distanciando e sendo seguido pelo ótimo atleta de Minas Gerais. Na reta final, Ademilson não deu vez para Maicon e garantiu o primeiro ouro de Mato Grosso no JUBs 2012, em sua primeira participação nos jogos. "Quando ele me passou, só tentei descansar e continuar perto, mas sabia que não era a hora de forçar. Nos últimos 300m, eu dei o sangue. Senti que ele não conseguia se distanciar e voltei para a liderança. Graças a muito trabalho, concentração, pude conquistar essa medalha tão importante para mim e para o estado, estou muito feliz. Meu colega Leonardo também tem uma parcela nessa vitória, pois me ajudou fazendo um belo trabalho em equipe, abrindo a prova e forçando no início", completou Ademilson.

O segundo colocado Maicon Mancuso, também deu o mérito para o mato-grossense. "Ele correu muito bem, eu segurei, consegui alcançar a liderança e ficamos ali um passando o outro nas últimas voltas, mas com a pista pesada, no fim ele esticou bastante e depois não dava mais tempo de alcançar. Mas está bom, uma ótima prova", afirmou o mineiro que conquistou um ouro e uma prata neste JUBs.

Esta foi a segunda medalha de Ademilson no JUBs 2012. Ele conquistou prata nos 1.500 metros rasos e agora o ouro nos 5.000m. "Na última entrevista, lembra que prometi a você que ia buscar o ouro e está aqui graças a Deus", finalizou o atleta que representa a Faculdade Unidos do Vale do Araguaia (Univar).

Leonardo Macedo (UFMT-Araguaia) também fecha a competição com uma medalha de prata, nos 10.000 metros rasos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE