O Náutico encerrou neste domingo sua série de jogos contra paulistas, atuando nos Aflitos. E o retrospecto foi muito favorável ao time pernambucano: nas seis partidas contra as equipes de São Paulo no Recife, o Timbu conquistou cinco vitórias e apenas um empate por 0 a 0, o desta tarde, contra a Portuguesa.
A primeira ‘vítima" foi a Ponte Preta, em julho: 3 a 0. O placar foi o mesmo das vitórias sobre Santos e São Paulo, ambas em agosto. Diante do Corinthians, atual campeão da Libertadores, novo triunfo, este por diferença mínima, 2 a 1. Há uma semana, o Palmeiras, ameaçado pelo perigo de disputar a Série B no próximo ano, foi derrotado pelo time pernambucano por 1 a 0.
Dos 41 pontos que conquistou em 32 rodadas do Brasileirão, o Náutico conquistou 36 no seu estádio. Vindo de quatro vitórias consecutivas na sua casa, o Alvirrubro não chegou ao quinto triunfo por falta de qualidade na hora de finalizar, de acordo com a análise feita pelo meio-campista Martinez após a partida com a Lusa.
"No primeiro tempo a gente conseguiu criar mais chances, e a Portuguesa é qualificada, joga bem fora de casa e não repetimos nossas últimas atuações. Faltou caprichar no último passe. Trabalhamos bem a bola, mas não conseguimos finalizar bem", explicou o jogador, ciente que sua equipe agora precisa melhorar os número longe de Pernambuco.
Em 16 jogos fora de casa, o Náutico conseguiu apenas uma vitória, dois empates e 13 derrotas. E o próximo rival é o Santos, quinta-feira, na Vila Belmiro. "Precisamos melhorar. Temos um bom retrospecto aqui, apesar deste empate, mas agora temos que buscar pelo menos pontuar fora de casa", analisou.