PUBLICIDADE

F1: Vettel vence a terceira seguida e assume liderança do mundial

PUBLICIDADE

O Mundial de Fórmula 1 tem um novo líder, o alemão Sebastian Vettel. Na madrugada deste domingo, o representante da Red Bull assumiu a primeira colocação do Grande Prêmio da Coreia do Sul ainda em sua curva inicial, venceu a prova, seguido por seu companheiro Mark Webber, e ultrapassou o espanhol Fernando Alonso na tabela da temporada.

O asturiano da Ferrari, terceiro colocado em Yeongam, liderava o Mundial da F-1 desde a oitava etapa, em Valência. Ele venceu a prova disputada em 24 de junho, após ganhar dez posições, e foi para o primeiro lugar da tabela, posto que ocupou até este domingo.

A vitória de Vettel neste domingo, sua terceira consecutiva na temporada, ainda o iguala a duas lendas da F-1. Agora ele soma 25 triunfos em sua carreira, mesmo número de Jim Clark e Niki Lauda.

O brasileiro Felipe Massa fez na Coreia do Sul mais uma boa corrida e ficou com a quarta colocação, resultado que deve auxiliar em sua renovação de contrato com a Ferrari. Mais rápido do que Alonso no trecho final de prova, ele não fez a ultrapassagem para auxiliar o espanhol na briga pelo Mundial. O finlandês Kimi Raikkonen foi o quinto colocado, logo à frente do alemão Nico Hulkeberg, da Force India.

Já Bruno Senna fez uma prova apagada. Começando em 17º, ele chegou a ocupar o 12º posto após uma boa largada, mas o fraco ritmo de sua Williams fez com que ele logo caísse na classificação e encerrasse a corrida em 15º, um posto atrás de Pastor Maldonado, seu companheiro de equipe.

Vettel agora é o líder do Mundial com 215 pontos, seis a mais do que Fernando Alonso, faltando quatro provas para o fim da temporada. O terceiro colocado é o finlandês Kimi Raikkonen, com 167 pontos. A próxima etapa da categoria é o Grande Prêmio da Índia, em 28 de outubro.

A prova – O alemão Sebastian Vettel começou muito bem a corrida em Yeongam e tomou a primeira colocação de Mark Webber ainda na primeira curva. O australiano ainda tentou retomar a ponta da classificação na reta seguinte, mas não conseguiu.

Os pilotos da Ferrari também fizeram boa largada. Fernando Alonso ganhou o terceiro posto de Lewis Hamilton e tentou, sem sucesso, pressionar os representantes da Red Bull. Felipe Massa, por sua vez, duelou com Kimi Raikkonen durante toda a volta inicial na Coreia do Sul até ganhar o quinto lugar.

Com o caminho livre à frente, Vettel e Webber foram escapando do pelotão, com o alemão aumentando a vantagem para o companheiro.

Os pit stops em Yeongam começaram na 14ª volta com Lewis Hamilton. Webber, Massa e Raikkonen foram aos boxes no giro seguinte, e Vettel e Alonso pararam juntos no 16ª volta.

O brasileiro da Ferrari começou a andar mais rápido do que o britânico da McLaren após a parada e assumiu a quarta posição com uma ultrapassagem na 21ª volta. Ele seguiu com bom ritmo e se aproximou de Fernando Alonso.

Entre os pilotos que lutavam pelas posições de ponta na Coreia do Sul, Webber foi o primeiro a parar para a segunda troca de pneus, na 33ª volta. Os demais competidores fizeram seus pit stops nos giros seguintes e retornaram à pista sem mudanças de posições.

Massa seguiu em ritmo rápido e colou em Alonso, mas não ameaçou seu companheiro por conta da briga do espanhol pelo título do Mundial e logo diminuiu o ritmo. Vettel também não foi pressionado por Webber e guiou com tranquilidade até receber a bandeira quadriculada e comemorar a vitória e a liderança do Mundial.

Veja o resultado do Grande Prêmio da Coreia do Sul de Fórmula 1:
1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2: Mark Webber (AUS/Red Bull)
3: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
4: Felipe Massa (BRA/Ferrari)
5: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
6: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
7: Romain Grosjean (FRA/Lotus)
8: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
9: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
10: Lewis Hamilton (ING/McLaren)
11: Sergio Pérez (MEX/Sauber)
12: Paul Di Resta (ESC/Force India)
13: Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
14: Pastor Maldonado (VEN/Williams)
15: Bruno Senna (BRA/Williams)
16: Vitaly Petrov (RUS/Caterham)
17: Heikki Kovalainen (FIN/Caterham)
18: Timo Glock (ALE/Marussia)
19: Charles Pic (FRA/Marussia)
20: Narain Karthikeyan (IND/Hispania)
Não completaram:
Pedro de la Rosa (ESP/Hispania)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Jenson Button (ING/McLaren)

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF divulga calendário de competições do futebol mato-grossense para próxima temporada

A Federação Mato-grossense de Futebol anunciou o calendário oficial...

Botafogo leva 3 do Pachuca e dá adeus ao Mundial de Clubes

O Botafogo foi derrotado pelo Pachuca por 3 a...

Fifa confirma sedes das Copas do Mundo de 2030 e 2034

A Fifa confirmou hoje, em reunião extraordinária do Conselho...
PUBLICIDADE