O Grêmio não jogou bem, mas obteve uma importante vitória nesta quinta-feira. Diante de 27 mil torcedores, a equipe gaúcha bateu o Náutico por 2 a 0, no Olímpico, gols de Marco Antônio e Kléber. O resultado leva o Tricolor a 47 pontos. A equipe se mantém na perseguição aos líderes Fluminense, que tem 53, e Atlético-MG, com 51.
O Náutico chegou a Porto Alegre decidido a conquistar um empate. A equipe pernambucana resguardou-se na defesa e tirou as alternativas do Grêmio, que criou poucas chances no primeiro tempo, devido à falta de espaço. Na etapa final, o técnico Vanderlei Luxemburgo abriu o time em busca dos três pontos, e teve premiada sua ousadia.
O Grêmio mantém a 3ª colocação no Campeonato Brasileiro e está tranquilo dentro da zona da Libertadores, com nove pontos de vantagem sobre o Botafogo, 5º colocado e primeiro time fora do G-4. No domingo, o Tricolor visita o Flamengo. Já o Náutico estacionou nos 28, caindo para o 14º lugar. Domingo, o alvirrubro recebe o vice-líder Atlético-MG, nos Aflitos.
O jogo – Contra um Náutico retraído, o Grêmio sentiu falta da criatividade de Zé Roberto. A equipe de Vanderlei Luxemburgo teve grandes dificuldades no primeiro tempo. A maioria das chances ocorreu em chutes de média distância: primeiro com Anderson Pico, aos cinco minutos; depois, com Elano, aos 18, que mandou por cima.
O time gaúcho encontrou alguns espaços mais para o final da primeira etapa. Aos 32, Elano cobrou falta lateral e Souza pegou de primeira, acertando o travessão de Gideão. Aos 38, Fernando matou no peito e acertou um lindo sem-pulo, que levou muito perigo. No finzinho do primeiro tempo, o Náutico chegou pela única vez à área gremista: Anderson Pico vacilou e perdeu para Patric, que chutou na rede pelo lado de fora.
Para o segundo tempo, Luxemburgo trocou o Grêmio em duas posições, para tentar torná-lo mais agressivo: saíram Fernando e Marquinhos, entraram Marco Antônio e Leandro. E, logo em sua primeira chegada, Leandro já chegou chutando com muito perigo, aos três minutos, quase abrindo o placar. O Náutico respondeu aos 10: Elicarlos deixou Souza na cara do gol, mas o volante errou o domínio e deixou a bola de graça para Marcelo Grohe.
Aos 15, o Grêmio saiu do sufoco: Marco Antônio arriscou de muito longe, a cerca de 40 metros de distância, e a bola foi no cantinho, sem tanta força, mas bem colocada. Gideão saltou atrasado e não alcançou: 1 a 0, para delírio dos 27 mil gremistas presentes. Com a vantagem, Luxemburgo retomou o esquema com dois atacantes: retirou Marcelo Moreno e colocou Léo Gago na marcação, ao lado de Souza. Já Alexandre Gallo fez duas mexidas: tirou Souza e Lúcio para colocar Kim e João Paulo.
Promovido ao time titular para o segundo tempo, Marco Antonio abriu o placar para o Grêmio no Olímpico
Em seu primeiro lance, Léo Gago quase fez o segundo do Grêmio: Leandro invadiu a área do Náutico, aos 28, a zaga afastou e o volante pegou de primeira, na veia, obrigando Gideão a ótima defesa, de tapinha. Aos 34, Kléber escapou pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola cruzou a extensão da grande área e Pará chegou batendo de primeira. Gideão espalmou para escanteio.
O Grêmio seguiu melhor. Aos 37, Kléber foi derrubado por Alemão na meia-lua. Elano cobrou e Gideão mergulhou para espalmar. No finzinho do jogo, aos 47, após boa troca de passes, Elano fez o corta-luz e Kléber chutou rasteiro da entrada da área, fazendo o segundo do Grêmio.