Cuiabá receberá nos dias 27 e 28 de setembro a Clínica de Miniatletismo. O curso, que é uma realização da Federação de Atletismo de Mato Grosso com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), já passou por vários estados do país e terá como ministrante o professor Lázaro Pereira Velásques, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). As aulas acontecerão na Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UMFT).
O evento possui vagas limitadas (80) e tem como público alvo professores de educação física, graduandos em educação física, árbitros registrados na Confederação de Atletismo e organizadores de eventos. O curso básico, com duração de 16 horas, é gratuito e concederá aos participantes certificados emitidos pela (CBAt).
De acordo com o presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso, Francisco Antônio da Silva, o conceito de miniatletismo consiste em desenvolver atividades ligadas à modalidade (corridas, saltos, lançamentos) como forma de brincadeiras, em âmbito escolar, com crianças de 7 a 12 anos. Segundo ele, o objetivo é incluí-las no esporte e trabalhar valores como fraternidade, perseverança, respeito e trabalho em equipe.
Os conteúdos das aulas serão generalidades do Miniatletismo; construção de materiais; apresentação das Estações do Miniatletismo; realizar evento teste com os participantes; montagens das Estações para o Festival; organizar as crianças nas estações e festival de Miniatletismo IAAF/Caixa/CBAt.
Para participar do curso, os interessados devem preencher a ficha de inscrição, enviá-la ao e-mail da Federação de Atletismo de Mato Grosso ([email protected]), e aguardar a efetivação da matrícula, que será feita através de um e-mail de confirmação.