Se as autoridades da Fifa e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 já foram ‘blindadas” nas últimas visitas oficiais às 12 sedes, o que esperar da vinda de Jérome Valcke e o ex-jogador Ronaldo, atual membro do COL. Ambos desembarcam em Cuiabá no dia 29 e certamente vão passar direto pela acanhada sala de desembarque do Aeroporto Marechal Rondon, que possui um banheiro com três cabines. A primeira impressão dos visitantes não deve mudar muito em relação à ultima, afinal, pouca coisa ou quase nada mudou no terminal, a não ser o ‘puxadinho” feito as pressas. O novo projeto para a ampliação do terminal de passageiros, que inclui a implantação de ‘fingers” (túneis de acesso a aeronaves) e ampliação do estacionamento, sequer saiu do papel.
Mas, segundo a assessoria da Secopa, o secretário geral da Fifa e o ‘ex-Fenômeno” vão se limitar a visitar as obras da Arena Pantanal; que, para o Governo, já avançou em mais de 45% desde maio de 2010 quando a primeira cadeira foi arrancada da arquibancada do extinto Verdão. De lá para cá foram montadas parte das arquibancadas pré-moldadas nas laterais do campo e dos equipamentos metálicos que ficam atrás dos gols. Nada mais.
Para se ter uma ideia do andamento da obra, que teve problemas com o excesso de chuva e até infiltrações de um lençol freático ‘raso” sob o antigo campo de jogo e o fosso (já não existentes), a Arena do Corinthians, em São Paulo, apelidada de ‘Fielzão”, começou um ano depois da Arena Pantanal e já está chegando ao mesmo patamar do cronograma local. É bem verdade que lá, os operários trabalham em regime de três períodos, devido à Copa das Confederações – evento que Cuiabá ‘pediu” para ser excluída, exatamente por conta da falta de condições do aeroporto Marechal Rondon, que fica em Várzea Grande.
Mas, Valcke não volta ao Brasil, apenas para ver o antigo Verdão. Em recente carta aberta, divulgada por todas as confederações, o secretário geral da Fifa detalhou os motivos da viagem:
O secretário informou que a entidade irá anunciar no dia 21 de agosto (hoje) o cronograma e as regras do programa de voluntariado para a Copa das Confederações de 2013 e para a copa do Mundo de 2014. “O esforço e o entusiasmo dos voluntários também destacarão a importância do seu trabalho para a comunidade e o potencial que o voluntariado pode oferecer ao Brasil. No dia 21 de agosto de 2012, o COL anunciará de que forma os brasileiros e pessoas dos quatro cantos do planeta poderão fazer parte do grande time da Copa do Mundo da FIFA”, disse Valcke.
“Daqui a um mês, no dia 28 de agosto, retornarei ao Brasil para visitar Manaus e Cuiabá e para participar da reunião do Conselho de Administração do COL no Rio de Janeiro”, confirmou.
“Para nós, é fundamental que a infraestrutura criada também contemple as necessidades dos municípios após o Mundial”, concluiu Valcke.