A brasileira Yane Marques fez história em uma das mais tradicionais provas olímpicas, o Pentatlo Moderno, neste domingo. Terceira colocada no evento combinado, prova onde compete no tiro ao alvo e na corrida, Yane conquistou a medalha de bronze, a primeira do Brasil na categoria. Antes da prova final, Marques havia sido a sexta colocada na esgrima e na natação e nona no hipismo.
Yane começou muito bem, sendo a primeira atleta a acertar os cinco tiros e partir para a corrida. No final da primeira volta, porém, a brasileira foi ultrapassada por Laura Asadauskaite, da Lituânia, sua adversária direta na briga pela liderança da classificação geral.
Melhor nos tiros, a brasileira reassumiu a ponta da prova na segunda parada. A liderança, porém, rapidamente voltou para a mão de Asadauskaite, melhor corredora da prova.
Visivelmente cansada, Yane passou a ser perseguida de perto pela britânica Samantha Murray, apoiada pela torcida local. Praticamente empatadas nos tiros, Yane foi ultrapassada nos primeiros metros da corrida, mas conseguiu segurar a terceira colocação para garantir o primeiro bronze brasileiro no pentatlo moderno.
A conquista de Yane deixou o Brasil com 17 medalhas no total nos Jogos de Londres. É a melhor campanha do País em Olimpíadas.