O espanhol Fernando Alonso mais uma vez mostrou talento com a pista molhada e conquistou a pole position do Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1, neste sábado. O piloto da Ferrari foi o mais rápido do treino classificatório e garantiu a primeira posição do grid, com 1min40s621.
A segunda posição do treino ficou com o alemão Sebastian Vettel, que corre com apoio da torcida local. Mark Webber fez a terceira marca da atividade, mas perde cinco posições no grid por ter trocado o câmbio de sua Red Bull e larga em oitavo. Dessa forma, a segunda fila em Hockenheim será ocupada por Michael Schumacher e Nico Hulkenberg, ambos pilotos da casa.
O venezuelano Pastor Maldonado, companheiro do brasileiro Bruno Senna na Williams, larga em quinto, à frente do britânico Jenson Button. Lewis Hamilton é o sétimo, dividindo a quarta fila com Webber. O escocês Paul di Resta e o finlandês Kimi Raikkonen completam a lista dos dez primeiros colocados.
Os brasileiros da F-1 não participaram da parte final da atividade classificatória e largam em posições intermediárias. Felipe Massa, companheiro de Alonso na Ferrari, é o 14º. Bruno Senna foi o 16º colocado do Q2, mas ganhou uma posição no grid por conta da punição ao francês Romain Grosjean, que também trocou o câmbio de seu carro.
Com a pista bastante molhada, os pilotos iniciaram o Q3 já com pneus para chuva forte, mas mesmo assim tiveram dificuldades para controlar o carro. Antes do início dos dez minutos finais de treino, o espanhol Fernando Alonso disse, pelo rádio, que andar nestas condições seria perigoso.
Assim que a atividade começou, Michael Schumacher fez o mesmo, pedindo à sua equipe para informar à direção de prova sobre as condições do asfalto. Apesar dos temores, a atividade prosseguiu normalmente.
Nos últimos minutos de treino, a pista começou a secar, permitindo que os pilotos baixassem os tempos e acirrassem a briga pela pole position. Faltando dez segundos para o cronômetro zerar, Alonso, que já liderava a sessão, marcou 1min40s621. Vettel já estava em volta rápida e teve sua última chance de obter a primeira posição, mas ficou longe da marca estabelecida pelo asturiano da Ferrari.
Veja o grid de largada para o Grande Prêmio da Alemanha de Fórmula 1:
1: Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
2: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
3: Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
4: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
5: Pastor Maldonado (VEN/Williams)
6: Jenson Button (ING/McLaren)
7: Lewis Hamilton (ING/McLaren)
8: Mark Webber (AUS/Red Bull)*
9: Paul Di Resta (ESC/Force India)
10: Kimi Raikkonen (FIN/Lotus)
11: Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso)
12: Sergio Pérez (MEX/Sauber)
13: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
14: Felipe Massa (BRA/Ferrari)
15: Bruno Senna (BRA/Williams)
16: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso)
17: Heikki Kovalainen (FIN/Caterham)
18: Vitaly Petrov (RUS/Caterham)
19: Charles Pic (FRA/Marussia)
20: Romain Grosjean (FRA/Lotus)*
21: Timo Glock (ALE/Marussia)
22: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) *
23: Pedro de la Rosa (ESP/Hispania)
24: Narain Karthikeyan (IND/Hispania)
* Perdeu cinco posições por trocar o câmbio do carro