PUBLICIDADE

Santos goleia o Grêmio por 4 a 2 no brasileirão

PUBLICIDADE

O Santos está irritado com Paulo Henrique Ganso, que teria pedido para não entrar em campo diante do Grêmio, neste domingo, mas teve como refresco uma atuação de gala de seu substituto, Felipe Anderson, que participou das jogadas do primeiro e do terceiro gols, além de ter marcado o segundo e o quarto da vitória por 4 a 2 sobre o Tricolor Gaúcho, neste domingo, na Vila Belmiro, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

A partida era equilibrada, mas o Santos conseguiu definir sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro com a inspiração de seu camisa 10, que marcou até gol olímpico, e com dois gols de bola parada. Nos minutos finais, o Tricolor Gaúcho descontou com Vilson e Marquinhos, mas não evitou a goleada na Vila Belmiro.

O Jogo – Os primeiros minutos de bola rolando na Vila Belmiro foram de absoluto equilíbrio, com o Santos trabalhando a bola na intermediária e o Grêmio buscando suas investidas pelo lado direito do ataque – com Léo Gago improvisado na lateral esquerda, a equipe apostava unicamente nas jogadas de Tony pelo outro setor. Já o Peixe, tinha Neymar como fonte de jogadas, mas o camisa 11 não teve uma grande atuação no primeiro tempo.

A primeira jogada ofensiva foi do Grêmio, com Zé Roberto acertando passe milimétrico para Tony, que fintou Juan com facilidade e cruzou dentro da área. Kléber tentou a batida, mas a defesa santista acabou fazendo o corte com Bruno Peres, o estreante da tarde. Na sequência, Felipe Anderson partiu em velocidade, mas Léo Gago desarmou no bico da área, para escanteio. Após a cobrança do camisa 10 e desvio da zaga gremista, Victor Andrade dominou e passa para Neymar, que cruzou na área e viu Marcelo Grohe espantar de soco.

O Santos não conseguia iniciar um contra-ataque, pois Vilson chegava com força na marcação de Neymar e cometeu falta mais de uma vez no camisa 11 do Peixe – ao todo, foram nove faltas para o Grêmio contra duas do Santos na etapa inicial. Levantando do chão, Neymar roubou a bola de Werley na intermediária e trocou de lado, passando para Adriano na direita. O volante serviu Bruno Peres, que devolveu para Neymar, mas acabou desarmado.

Chamou a atenção no primeiro tempo o duelo entre camisas 10 na Vila Belmiro. De um lado, o ex-santista Zé Roberto se movimentava bem no meio-campo, mas os volantes do Grêmio tinham dificuldades para desarmar Neymar e Arouca, que dominavam a posse de bola no setor e costumavam Felipe Anderson, o atual 10 do Peixe, que só teve inspiração em um lance.

Aos 19 minutos, Victor Andrade recebeu lançamento de Juan e observou a movimentação de Neymar no meio da área. Após o cruzamento, o camisa 11 do Peixe dominou e estufa as redes de Marcelo Grohe. A posição de impedimento foi assinalada e o que seria o primeiro gol do Santos acabou anulado.

Demorou oito minutos para o time da casa acertar uma jogada e abrir o placar. Após a cobrança de escanteio de Felipe Anderson do lado direito do ataque, Neymar dividiu com dois zagueiros do Grêmio (lance que provocou a ira de Vanderlei Luxemburgo) e cabeceou para o meio da área, onde Edu Dracena apareceu para acertar de bico e abrir o placar na Vila Belmiro.

Na sequência do gol, o Santos armou contra-ataque rápido, com passe de Victor Andrade para Arouca e enfiada para Felipe Anderson, que abriu demais dentro da área e perdeu o lance. Do banco de reservas, Muricy Ramalho se irritou com o camisa 10, que, aos 39, aliviaria a pressão no momento em que Juan tentou cruzar na área mais de uma vez, mas Tony e Werley apertaram a marcação. Sem opções, o lateral do Santos tocou para o bico da área, onde Felipe Anderson dominou, girou e chutou ao gol caindo no chão. A bola foi lenta, mas forte, e tomou o ângulo de Marcelo Grohe.

No intervalo, o técnico Vanderlei Luxemburgo mudou a formação tática do Grêmio, colocando Marcelo Moreno ao lado de Kléber e adiantando Vilson como um primeiro volante. Na primeira jogada do segundo tempo, Zé Roberto cobrou escanteio na primeira trave, Adriano cabeceou para trás, e a bola foi entrando no gol no momento em que Felipe Anderson tirou de bicicleta e salvou o Santos.

Na sequência, Neymar dividiu uma bola com Fernando, mas perdeu a posse. O gremista despachou para frente, mas não viu Felipe Anderson, que devolveu para Neymar. O camisa 11 invadiu a área e tocou para Victor Andrade, que dividiu com um defensor e caiu no gramado. O árbitro não marcou pênalti, assim como faria no lance seguinte, quando Edu Dracena não impediu o levantamento de Vilson para o meio da área, onde Marcelo Moreno escorou e Zé Roberto cruzou para Kléber. O atacante do Grêmio trombou em Durval e caiu, sem nada a marcar.

Aos 14 minutos, Zé Roberto sofreu falta de Arouca, mas ficou em pé e acertou bom passe para a direita. Marcelo Moreno se posicionou e chutou forte para o gol, mas Henrique desviou e a bola acabou nas mãos de Rafael. Em contra-ataque rápido após a queda de Kléber dentro da área, Felipe Anderson avançou, cortou dois marcadores e bateu na saída de Marcelo Grohe. O goleiro do Grêmio se recuperou e fez grande defesa, mas Neymar reclamou por não ter recebido o passe.

Cinco minutos depois, em um lance por puro acaso, Felipe Anderson cobrou escanteio na esquerda do ataque, a bola foi rebatida dentro da área e sobrou para Neymar, que cabeceou sem força, para o fundo das redes de Marcelo Grohe, aumentando a vantagem para 3 a 0. Demorou pouco para o camisa 10 do Santos brilhar mais uma vez, em cobrança fechada de escanteio. Marcelo Moreno desviou de cabeça e enganou Marcelo Grohe debaixo da trave. O Santos marcava o quarto gol naquele momento, todos com participação de Felipe Anderson

Aos 31 minutos do segundo tempo, o Grêmio diminuiu a vantagem do Santos na Vila Belmiro e iniciou a reação que perduraria até o apito final. Após a cobrança falta na intermediária, a bola invadiu a grande área e nenhum defensor do Santos conseguiu o corte. A bola foi lenta e acabou chegando aos pés de Vilson, que bateu na saída de Rafael para marcar.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE