A exclusão do Brasil de Pelotas-RS da Serie C do Campeonato Brasileiro e a manutenção do Santo André-SP, poderá ditar os rumos da competição nos próximos dias. Ao menos essa é a expectativa dos dirigentes dos clubes, inclusive os mato-grossenses Luverdense e Cuiabá.
Por meio de seu site oficial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) finalmente se pronunciou a respeito do imbróglio envolvendo as Séries C e D do Campeonato Brasileiro. Na noite de quinta-feira, a entidade comentou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) e confirmou o Brasil fora da terceira divisão.
No texto, a CBF informa que, com a decisão favorável à CBF, o Grêmio Esportivo Brasil ficou excluído da Série C, além de ter confirmado a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que puniu o time gaúcho com a perda de seis pontos, em virtude da "inclusão em seu time de um jogador sem condição legal, visto que deixou de cumprir a suspensão automática resultante de expulsão na última partida da Série C do ano de 2010".
A decisão da justiça gaúcha fortalece a confiança da CBF na obtenção de um resultado final, reconhecendo a competência do STJD em apreciar e julgar a matéria. Com a decisão de quinta-feira, as Séries C e D do Campeonato Brasileiro estão muito perto de começar. Isso porque o Superior Tribunal de Justiça (STJ) de Brasília derrubou as liminares da Justiça do Acre e de Tocantins. Com isso, o Treze, da Paraíba, fica muito perto da outra vaga disputada na competição.