O fortalecimento do futebol feminino em Mato Grosso é o objetivo do projeto de lei apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), que propõe a realização de partidas preliminares de futebol feminino nos jogos do Campeonato Estadual. O Projeto de Lei será apreciado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), hoje, e já conta com parecer favorável da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto.
De acordo com o autor da proposta, a matéria tem como objetivo o apoio à prática do futebol feminino. "A atividade deve ser incentivada e bem estruturada. O que está faltando para o futebol feminino ganhar projeção em nosso Estado é mais atenção das autoridades esportivas e das entidades que atuam no setor, bem como proposições como esta que apresento para apreciação da Casa de Leis".
Segundo Riva, a proposta pode resultar no pontapé inicial para ser fundada a Liga de Futebol Feminino de Mato Grosso, entidade que ficaria responsável em promover eventos da categoria em todo o estado.
Caso o projeto o projeto seja aprovado, a responsabilidade pela aplicação será dos clubes mandantes das partidas do Campeonato Estadual de Futebol masculino e o descumprimento acarretará em multa de 5% da renda obtida pela Federação Mato-grossense de Futebol (FMF). O valor será revertido para a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, com a finalidade de difundir a prática do futebol feminino.
"Iniciativas neste setor já estão sendo discutidas como a criação de ligas, inclusive com a realização de audiência pública na Câmara dos Deputados, com a presença do ministro dos Esportes, representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), clube dos 13 e Comitê Olímpico Brasileiro, além de diversas entidades que atuam no segmento", lembrou José Riva, que defende ampla discussão sobre do tema.
Premiação
Outro projeto de autoria de José Riva autoriza o Poder Executivo a premiar clubes de futebol de Mato Grosso, habilitados a participar do Campeonato Estadual deste ano, Campeonato Brasileiro da série C, Campeonato Brasileiro da Série D, Copa do Brasil, Clubes Mato-grossenses sub-17 participantes da Copa São Paulo de Juniores e Clubes sub-17 campeão e vice-campeão estadual de 2012. O valor destinado aos clubes, de acordo com a proposta, é de R$ 2 milhões, distribuído para participantes e campeões das competições.