O Botafogo saiu na frente no confronto com o Guarani pela segunda rodada da Copa do Brasil. O Alvinegro de General Severiano derrotou o Bugre por 2 a 1 em partida disputada na noite desta quarta-feira no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
Agora as duas equipes voltam a se enfrentar no próximo dia 18 no Engenhão e o Botafogo só precisa de um empate para se classificar. O Guarani se classifica com uma vitória por um gol de diferença desde que marque três gols em diante.
O resultado acabou premiando a maior objetividade do Botafogo que soube transformar em gols as oportunidades que apareceram. Já o Guarani criou boas chances para marcar mas seus atacantes desperdiçaram várias chances.
O Botafogo volta a jogar neste domingo contra o Friburguense pela Taça Rio. O Guarani enfrentará o Palmeiras pelo Paulistão.
Mesmo jogando fora de casa, o Botafogo começou a partida exercendo pressão sobre a defesa do Guarani. O time paulista mantinha apenas o atacante Bruno Mendes na frente enquanto Fabinho era o encarregado de voltar para buscar os lançamentos. Aos nove minutos, Herrera foi lançado entre os zagueiros mas o goleiro Emerson saiu do gol e interceptou a jogada. A partida era lenta com excesso de erros de passes e muitas faltas que impediam o desenvolvimento dos lances e a criação de jogadas de perigo.
Aos 13 minutos no lance mais emocionante da partida, Andrezinho cruzou e quase surpreendeu o goleiro Emerson mas a bola acabou saindo. A resposta dos donos da casa veio aos 16 minutos em conclusão de Danilo Sacramento que passou bem perto da trave de Jéfferson. Aos 21 minutos, uma jogada bisonha do ataque do Guarani.Fabio Bahia fez boa jogada e cruzou mas Bruno Mendes ao tentar concluir, deu uma de zagueiro e tirou a bola da área alvinegra.
Aos 22 minutos, o Botafogo perdeu uma grande oportunidade. Renato chutou forte, a bola bateu na zaga e sobrou para Herrera que chutou em cima do goleiro Emerson.
O time carioca era mais objetivo mas falhava muito na hora da conclusão como aconteceu com o lateral Lucas que recebeu ótimo lançamento de Elkeson e cruzou nas mãos do goleiro do Bugre quando seus companheiros esperavam o passe. Aos 29, um cruzamento fechado de Fabinho quase surpreendeu o goleiro Jéfferson mas a bola saiu.
O Botafogo só voltou a incomodar aos 34 anos depois que uma cobrança de falta efetuada por Renato quase encontrou Herrera livre na pequena área, mas o argentino não conseguiu executar a cabeçada.
Aos 36 minutos, o Guarani abriu o marcador. O Botafogo errou na saída de bola com Andrezinho e Fabinho enfiou para Bruno Mendes que mesmo marcado por vários jogadores conseguiu abrir espaço entre os adversários e colocou entre as pernas do goleiro Jéfferson.
O Botafogo partiu para buscar o gol do empate o que acabou conseguindo aos 44 minutos. Andrezinho cobrou falta na cabeça de Renato que mandou para as redes de Emerson. O ex-jogador do Guarani não festejou o gol marcado contra o clube que o projetou no futebol brasileiro.
O segundo tempo começou em ritmo muito lento com as duas equipes tocando bolas para os lados e pouco se arriscando ofensivamente. Só aos dez minutos é que os torcedores viveram seu primeiro momento de emoção quando Felyppe Gabriel cruzou, Elkeson escorou para Herrera bater de primeira e obrigar Emerson a fazer grande defesa. A resposta do Bugre veio no minuto seguinte quando Fabinho invadiu pela direita e chutou cruzado, mas Jéfferson defendeu com segurança.
O Guarani estava um pouco mais ofensivo e aos 17 minutos, Fabinho foi lançado pela direita e bateu com violência, o goleiro Jéfferson desviou e a bola ainda bateu na trave antes de sair. O time do Botafogo dava a impressão de que estava satisfeito com o resultado e parecia mais preocupado em fazer o tempo passar, mas acabou surpreendendo o Guarani e marcando o segundo gol aos 23 minutos com o argentino Herrera. Fellype Gabriel cruzou da esquerda, Renato recebeu e rolou para Herrera, livre na pequena área, bater e desempatar a partida.
Sem outra opção, o Guarani partiu para tentar o empate o que quase conseguiu em chute de Fabinho depois de boa jogada de Ronaldo,mas a bola subiu demais.
O Guarani partiu para o ataque enquanto o Botafogo recuou sua marcação para tentar segurar a pressão da equipe paulista. Aos 36 minutos, Bruno Recife cruzou na área e Thiaguinho furou dentro da área, perdendo uma boa oportunidade para empatar. Aos 44 minutos, Domingos teve chance para empatar mas cabeceou para fora. O Bugre pressionou até o final mas o Botafogo conseguiu resistir e assegurar a vitória.