PUBLICIDADE

Corinthians supera o XV e assume a liderança provisória do Paulistão

PUBLICIDADE

Mesmo com oito mudanças em relação à vitória contra o Palmeiras, no último domingo – Leandro Castán, Ralf e Emerson foram os únicos mantidos -, o Corinthians venceu o XV de Piracicaba por 1 a 0 na noite desta quarta-feira. O lateral esquerdo Ramon marcou o gol que decidiu o jogo no gelado Pacaembu.

Com o resultado, o Timão assume a liderança provisória do torneio, com 37 pontos. O São Paulo, que tem saldo de gols superior, vai retomar a ponta se vencer o Catanduvense, nesta quinta, em Barueri. Bem longe dessa briga, o XV de Piracicaba continua com 11 pontos, na zona de rebaixamento.

O Corinthians volta a campo no domingo, sem o suspenso Elton, para enfrentar o Oeste, fora de casa. Já o XV recebe o Comercial, no sábado.

O jogo – O XV de Piracicaba, embora ocupe uma das últimas colocações do Paulistão, conseguiu se sentir em casa em alguns momentos do primeiro tempo. A superioridade chegou a ser notada até nas arquibancadas: em bom número, os torcedores do interior vez ou outra faziam mais barulho que os corintianos – desfalcados da bateria da Gaviões da Fiel, torcida organizada que está proibida pela Federação Paulista de levar seus acessórios aos estádios.

Não adiantou muito. O mistão do Corinthians apresentou um futebol burocrático, mas o proveito tirado pelo XV se resumiu à posse de bola. Apesar de equilibrarem o jogo, os visitantes só foram criar uma chance para abrir o placar aos 42 minutos, quando o atacante Adilson girou na área e chutou por cima da meta defendida pelo estreante Cássio.

Muito dependente de Emerson, única fonte de inspiração do setor ofensivo, o Timão também não assustou – até porque o Sheik, apesar da movimentação constante, não chegou a ser brilhante nos 45 minutos iniciais. Quando apareceu, o camisa 11 levou perigo: aos 35, cruzou para Gilsinho, livre na pequena área, cabecear para fora; no minuto seguinte, arrancou pela direita e chutou para o meio da área, onde Elton foi travado por Diego Bovi.

Os lances criados pelos dois times não eram capazes de espantar o frio que tomou conta do Estádio Municipal. O clima só esquentou quando Elton chegou atrasado em dividida com o goleiro Gilson, fora da área, e o atingiu. Pressionado pelos atletas do XV, o árbitro Welton Wohnrath deu cartão amarelo ao centroavante, aos 39. Minutos depois, Leandro Castán chutou a bola em cima de Paulinho e foi cercado pelos adversários, mas o entrevero foi rapidamente contornado.

Tudo mudou na volta para a segunda etapa, a começar pelas escalações. No XV, o ex-santista Tiago Luís ganhou a vaga de Paulinho. No Corinthians, Edenílson entrou para ajudar Ralf a marcar no meio-campo e a saída de Gilsinho liberou o lateral esquerdo Ramon para avançar. O resultado veio com um minuto de bola rolando, justamente com Ramon, que passou por dois marcadores antes de invadir a área, bater cruzado e abrir a contagem.

Assim como no clássico contra o Palmeiras, domingo, o Timão mudou de postura após ouvir a bronca de Tite no intervalo. Aos 11 minutos, um desvio providencial da zaga impediu que Edenílson ampliasse com um chute colocado da entrada da área. Imediatamente, Estevam Soares chamou Cafú para substituir Diguinho. Tite também mudou, aos 17: Alessandro, que voltou ao time após sete jogos fora por lesão, pediu para sair e deu lugar a Welder.

Os mandantes mantiveram a superioridade após as trocas, tanto que Gilson precisou trabalhar em chutes de Douglas, aos 18 minutos, e Cachito Ramírez, aos 20. Aos 26, Tite promoveu o retorno de Willian, que foi cortado das duas últimas partidas por “declínio técnico”. Pouco depois, o ex-palmeirense André Cunha entrou na vaga de Adilson Goiano no XV.

Willian entrou mais ligado que Douglas, mas seus companheiros já estavam mais preocupados com a manutenção do resultado do que com a criação de jogadas. Os visitantes proporcionavam poucas emoções até os 45 minutos: com o goleiro Gilson na área, Adilson até conseguiu marcar o gol após grande defesa de Cássio, mas a arbitragem parou o jogo assinalando corretamente um impedimento que garantiu a vitória do Corinthians.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sport Sinop confirma mais duas novas contratações

Dois novos atletas foram contratados para reforçar o Sport...

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE