Os mais otimistas afirmavam que o Grêmio poderia até mesmo se classificar nesta quarta, vencendo o River Plate-SE por dois ou mais gols de diferença. No entanto, o Tricolor levou um grande susto. Saiu perdendo por 2 a 0 para o time sergipano, descontou apenas em um gol contra e só conseguiu a vitória com dois gols no fim da partida: aos 46, com Kleber, e aos 49, com Bertoglio.
O Grêmio teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas tinha extremas dificuldades em criar chances. Sofreu um castigo com o gol de Almir Sergipe, aos 42 minutos. Logo na largada da etapa final, Jonathan ampliou. O Grêmio só descontou aos 23, em gol contra de Fernando Belém. A equipe gaúcha tentou uma pressão nos minutos finais, e alcançou o empate com Kleber, em jogada de Bertoglio. Aos 49, Bertoglio deu a vitória ao time gaúcho.
Agora, até mesmo derrotas por 1 a 0 ou 2 a 1 classificam o Grêmio. A partida de volta ocorre no próximo dia 21, no Olímpico. O vencedor enfrentará o Ipatinga, que eliminou o Real Noroeste nesta quarta, com uma vitória fora de casa por 2 a 0.
O jogo – A partida começou bastante estudada. Mesmo com o controle do jogo, o Grêmio não partiu para a pressão. O River se defendia com afinco, marcando de perto as principais gremistas e concedendo o mínimo de espaço possível para o time gaúcho.
A primeira chegada perigosa ocorreu somente aos 26 minutos: Marquinhos levantou no segundo pau e Naldo cabeceou na rede pelo lado de fora. Cinco minutos depois, o River respondeu: Fabiano arriscou de fora da área e a bola passou raspando a trave de Victor. O mesmo Fabiano chutou por cima do gol no lance seguinte.
O Grêmio tinha dificuldades em achar espaços na defesa sergipana. A alternativa eram os chutes de longe distância, mas mesmo assim o time arriscava pouco. Uma das raras tentativas foi feita por Léo Gago, aos 39, exigindo boa defesa de Pablo. No minuto seguinte, Marquinhos achou Kleber na área, mas o arremate foi para fora.
Aos 42 minutos, Almir Sergipe limpou a marcação e chutou de fora da área, sem chances para Victor: 1 a 0 River, surpreendendo o favorito Grêmio em Aracaju. Diante desta derrota parcial, Vanderlei Luxemburgo decidiu colocar o time para frente no segundo tempo, sacando o volante Léo Gago e colocando em seu lugar o meia Bertoglio.
No entanto, a equipe de Vanderlei Luxemburgo sofreu um duro golpe logo aos três minutos da etapa final: o zagueiro Naldo falhou, perdeu para Jonathan, que chutou com força, vencendo Victor e ampliando o placar. Luxa decidiu mudar sem mexer na estrutura tática do time: tirou Marquinhos e Marcelo Moreno e colocou em seus lugares Leandro e André Lima.
O Grêmio veio para cima, mas sem organização. Logo antes de sair, Marquinhos perdeu chances após cruzamento de Júlio César. Aos 16, Marco Antônio cobrou escanteio, Bebeto desviou contra seu próprio gol, mas Pablo evitou com grande defesa. Dois minutos depois, o goleiro fez defesa segura em arremate de Júlio César.
Aos 23, num lance casual, o Grêmio descontou: Marco Antônio cruzou e o zagueiro Bebeto fez gol contra. Dando sinais de cansaço, o River recuou. Aos 26, André Lima chutou de longe e Pablo segurou firme. Cinco minutos depois, o zagueiro Bebeto foi expulso por entrada violenta em Leandro, chamando o Tricolor de vez para a pressão.
Aos 32, Marco Antônio bateu falta na cabeça de Gilberto Silva, mas Pablo espalmou. Seis minutos depois, Leandro deixou Kleber na cara do gol, mas o goleiro do River fez grande defesa aos pés do atacante gremista. Aos 40, Kleber dominou dentro da área e fez belo giro, mas a bola caprichosamente saiu rente ao poste esquerdo do goleiro. Dois minutos depois, Gabriel fez grande jogada e cruzou para o Gladiador, que acertou um voleio, mas Fernando Belém salvou em cima da linha.
No finzinho, o empate: Bertoglio fez boa jogada pela esquerda e Kleber, finalmente, conseguiu marcar. Aos 49, a virada: André Lima cruzou, Leandro cabeceou no travessão e, na sobra, Bertoglio empurrou para o fundo das redes: Grêmio 3 a 2. A equipe, que perdia até os 46 do segundo tempo, conseguiu a vitória de forma dramática.
O outro time gaúcho que jogou na noite desta quarta teve desempenho bem melhor que o Grêmio: o Juventude venceu o Operário-PR fora de casa por 4 a 0 e garantiu vaga na próxima fase, quando enfrentará Portuguesa ou Cuiabá. O destaque foi Jonatas Belusso, autor de três gols.