Em um jogo em que Marco Antônio foi o destaque, o Grêmio começou com vitória a primeira rodada da Taça Farroupilha, vencendo o Cerâmica, de Gravataí, por 2 a 1, no Estádio Antônio Vieira Ramos.
O Grêmio dominou as ações durante a maior parte do jogo, abrindo placar já com 13 minutos do primeiro tempo, com Kleber, que cobrou um pênalti sofrido por Marquinhos após lançamento de Marco Antônio. No início do Segundo Tempo, foi a vez de Marco Antônio ele próprio marcar, depois de receber um passe de Gabriel na esquerda.
O Cerâmica esboçou reação pelos pés de Zeferino, que havia entrado em campo depois do intervalo e havia levado perigo ao gol gremista já em suas primeiras intervenções. Aos 14 minutos, recebeu um passe de Cidinho, venceu Gilberto Silva na velocidade e mandou para o gol. O time de Gravataí ainda conseguiu pressionar o Grêmio nos 15 minutos seguintes, mas a superioridade do time da Capital prevaleceu – principalmente depois da estreia do argentino Facundo Bertoglio, que movimentou o time gremista em campo com velocidade e bons passes.
CERÂMICA 1 x 2 GRÊMIO
CERÂMICA: Cesar; Saraiva, Djair, Fábio Silva, Pedro (Marcão); Robson, Maurinho, Rafael (Leo Mineiro); Cidinho, Rogério e Dinei (Zeferino). Técnico: Hélio Vieira
GRÊMIO: Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Naldo, Julio Cesar; Fernando, Léo Gago (Pará), Marco Antônio, Marquinhos (Bertoglio); Kleber e André Lima (Marcelo Moreno). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Arbitragem: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Carlos Selbach e João Lúcio Jr.
Gols: Kléber (13 do primeiro tempo) e Marco Antônio (4 do segundo tempo) para o Grêmio. Zeferino (14 do segundo tempo) para o Cerâmica.