O piloto sinopense de motocross freestyle, Gilmar Flores, o “Joaninha”, começa nesta sexta-feira (13) a busca pelo título de hexacampeão da Copa Brasil da modalidade, que segue até domingo nas areias da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Motociclismo, reunirá 13 atletas.
Entre as atrações está o norte-americano Wiley Fullmer, de 24 anos e que domina o backflip (principal manobra de Joaninha e que consiste em um giro de 360º) desde os 16. “Nos outros anos eu tinha uma certa tranquilidade na competição pois conhecia bem meus adversários. Mas esse ano acho que vai ser mais complicado por causa do Wiley Fullmer. Ele é muito bom e anda com os melhores pilotos do mundo. Desde já estou me esforçando para fazer o meu melhor”, disse o pentacampeão, por assessoria.
Conforme Só Notícias informou, Joaninha está treinando para a competição desde a última semana, com objetivo de superar a apresentação feita no ano passado. O backflip, considerada marca do piloto e o Underflip, são manobras que estão sendo aperfeiçoadas para a competição, além de outras duas novidades. Velocidade, habilidade, controle das motos e dificuldade das manobras deverão ser os critérios avaliados pelos jurados.
A programação foi definida da seguinte maneira: na sexta haverá os treinos a partir das 9h (de Brasília). No sábado, as atividades começam mais cedo, com treinos às 8h e eliminatórias às 9h. A grande final será no domingo, a partir das 10h, com disputas duplas. Ano passado, mais de 10 mil pessoas assistiram as disputas na área onde o evento foi realizado. Para a arquibancada, são destinados apenas 1,2 mil lugares.