Com exceção da Nigéria, as sete seleções que vão atuar em Cuiabá na Copa do Mundo de 2014 fizeram um ‘tour" pela cidade entre sábado e domingo. Logo após o sorteio que definiu as quatro partidas na capital mato-grossense, o Governo do Estado e a Secopa convidaram as delegações dos países para uma visita oficial à Cuiabá. A primeira delegação a chegar foi a do Japão, que fez questão de visitar os Campos Oficiais de Treinamento (COTs), em construção e as obras da Arena Pantanal. Os russos, que vão sediar o próximo mundial, em 2018, preferiram não visitar os COTs.
A segunda delegação a desembarcar em Cuiabá foi a da Austrália, seguida, no domingo, por Chile, Coréia do Sul, Bósnia e Colômbia. Os nigerianos não haviam confirmado a visita até a tarde de ontem.
Em média, cada delegação que deixou a Costa do Sauipe, na Bahia, após o sorteio e se deslocou para Cuiabá, veio com três integrantes do staff, formado por observadores e auxiliares técnicos. A recepção foi feita por funcionários da Secopa e da Secretaria de Esportes do Estado (Seel). "Estamos muitos animados, as pessoas destes países têm tradição em viajar e, além de assistirem aos jogos, vão conhecer as belezas de Mato Grosso. O evento foi maravilhoso e estamos muito confiantes com a realização do mundial. Vamos fazer uma ótima Copa. Logo após o evento, já começamos a ser procurados pelos embaixadores destes países", comemorou o governador, no término da cerimônia na Costa do Sauípe, que também contou com a presença do prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, do secretário Maurício Guimarães, da Secopa, e do presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) Carlos Orione.
Apesar de Cuiabá não receber nenhuma campeã mundial o secretário Maurício Guimarães se mostrou satisfeito. "Vamos trabalhar para receber bem a todas as delegações", disse.
Os jogos – conforme o sorteio da Fifa, Cuiabá receberá oito seleções. Jogarão na Arena Pantanal Japão, Rússia, Colômbia, Chile, Austrália, Bósnia, Nigéria e Coréia do Sul. O primeiro jogo da Primeira Fase (Chile x Austrália) será disputado no dia 13 de junho, uma sexta-feira, às 18 horas, um dia após a estreia do Brasil, em São Paulo.
As demais partidas em Cuiabá serão nos dias 17 de junho (terça-feira), entre Rússia x Coréia do Sul, 21 de junho (sábado); entre Nigéria x Bósnia; e 24 de junho (terça-feira) com o confronto Japão x Colômbia, às 16 horas.
Leia ainda
Japão, Colômbia, Chile, Austrália, Rússia e Nigéria jogarão em MT