O ex-lateral esquerdo Nilton Santos morreu aos 88 anos, na Clínica Bela Lopes, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Eleito pela Fifa o melhor jogador de todos os tempos na posição, Nilton Santos estava internado desde o sábado, vítima de insuficiência respiratória. O ídolo botafoguense sofria do Mal de Alzheimer.
Bicampeão mundial com a Seleção Brasileira (1958 e 1962), Santos atuou pelo Botafogo entre 1948 e 1964, contabilizando 729 partidas pelo clube de General Severiano. Ele também disputou as Copas do Mundo de 1950 e 1954.
Conhecido como "a Enciclopédia do Futebol", ele teve uma pneumonia diagnosticada na segunda-feira, mas apresentou uma melhora no quadro um dia depois.
Considerado o melhor lateral esquerdo de todos os tempos, Nilton Santos revolucionou a forma de jogar da posição. O ex-atleta foi pioneiro em arriscar subidas ao ataque, em uma época em que laterais se dedicavam somente à defesa. Sua competência ofensiva foi marcante – chegou a marcar gol até em Copa do Mundo, fato que até então era praticamente impensável para atletas que atuavam em seu setor.
Nílton nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de maio de 1925. Durante toda sua carreira, ele vestiu apenas as camisas da Seleção Brasileira e do Botafogo. Pelo clube de Caio Martins, o jogador estreou em 21 de março de 1948, em derrota diante do América-MG por 2 a 1. Em pouco tempo, já era titular da equipe.