Considerado o melhor time de Mato Grosso na atualidade, o Luverdense pode ficar de fora da Copa do Brasil do próximo ano com a eliminação da final da 10ª edição da Copa Mato Grosso. Mesmo com o acesso à Série B de 2014, a equipe de Lucas do Rio Verde não tem nenhuma garantia por parte da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) em ser convidada para o torneio.
Nem uma suposta terceira vaga, ventilada pelo presidente Helmute Lawisch, caso saía mesmo será não voltada para o time do interior. No último Arbitral Técnico do Mato-grossense do próximo ano, ficou acertado entre os 11 presidentes de clubes que caso Mato Grosso seja contemplado, a vaga será a do Mixto, hoje na condição de vice-campeão estadual – a primeira vaga é do Cuiabá, atual campeão e a segunda do campeão da Copinha que será decidida entre Rondonópolis Esporte Clube (REC) e União.
A surpreendente eliminação do Luverdense da decisão da Copa Mato Grosso caiu como uma ‘bomba” no futebol estadual. O clube dava como certo o título de campeão e automaticamente a vaga para a Copa do Brasil. A equipe de Lucas do Rio Verde passou a olhar o torneio seletivo à Taça Libertadores da América como carinho, uma vez que deu visibilidade no cenário internacional, além de sido lucrativo ao clube. Por ter chegado até às oitavas de final da competição, sendo eliminado pelo Corinthians, o clube embolsou mais de R$ 1 milhão entre cota e renda do primeiro jogo contra o Timão em Lucas do Rio Verde, onde 10 mil torcedores lotaram o estádio Passo das Emas.
Na FMF, a terceira vaga é tratada como uma incógnita. A entidade vai aguardar o encerramento da atual temporada para ver se subirá no ranking das federações na CBF em função da boa campanha do próprio Luverdense na Série C deste ano. Hoje, a federação ocupa a 21ª colocação no ranking nacional.